Inverno 2023 em Petrópolis: encanto, turismo e impulso econômico

Festivais de gastronomia e cultura compõem rica agenda de eventos no município.

Por Redação Portal Fri Notícias em 23/06/2023 às 15:48:06
Frio em Petrópolis. (Foto: Marco Oddone)

Frio em Petrópolis. (Foto: Marco Oddone)

Os termômetros já registram temperaturas mais baixas, o aroma do chocolate quente se espalha pelas charmosas ruas e a atmosfera está diferente, mais intimista e aconchegante. É oficial: o inverno bateu à porta e, em Petrópolis, o cenário se transforma em um verdadeiro convite para vivenciar experiências únicas e inesquecíveis.

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau estima uma ocupação hoteleira de 85% em todos os finais de semana de inverno, o que representa mais de 75 mil pessoas hospedadas neste período.

O inverno chegou às 11h58 da última quarta-feira (21), trazendo um clima aconchegante e paisagens de tirar o fôlego. Em meio à serra, a cidade acolhe turistas de todas as partes, ávidos por desfrutar de festivais gastronômicos e culturais e tantas outras atrações que esse período tão especial proporciona.

O clima de inverno, que este ano tem dias ensolarados e temperaturas mínimas em torno de 10 °C, confere a Petrópolis uma magia indescritível. À medida que a temperatura cai, o charme da cidade aumenta. Ruas adornadas com luzes delicadas, casarões seculares com suas lareiras acesas e os cafés e restaurantes exalando aromas irresistíveis se tornam pontos de encontro para apreciadores da estação.

Os amantes da gastronomia encontram em Petrópolis um verdadeiro paraíso. "Os estabelecimentos locais se especializam em pratos que aquecem a alma e encantam o paladar. Fondues de queijo e chocolate, caldos e sopas reconfortantes, além de deliciosas iguarias da culinária internacional, são apenas algumas das opções que prometem satisfazer os gostos mais exigentes. E temos no dia 30 de junho se iniciando o Festival de Fondue, Caldos e Cremes que se estende até 30 de julho em mais de 70 restaurantes e bares da cidade", aponta o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.

Bordeaux Centro Histórico - (Foto: Divulgação)

No quesito natureza, Petrópolis oferece um leque de opções para os apaixonados por aventura. A região montanhosa abriga trilhas deslumbrantes, cachoeiras e mirantes que proporcionam vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Os mais aventureiros podem optar por explorar a exuberante Mata Atlântica em emocionantes passeios de ecoturismo.

Além disso, a cidade também é conhecida por seus festivais e eventos culturais que movimentam a alta temporada turística. Espetáculos de música, teatro e dança aquecem as noites frias, proporcionando momentos de entretenimento e arte para os visitantes. Além da Bauernfest- Festa do Colono Alemão, a cidade abriga ainda o tradicional Festival de Inverno da Dellarte, de 14 a 23 de julho e o Festival de Inverno do Sesc, de 15 a 30 de julho.

Frio em Petrópolis. (Foto: Divulgação)

Frio aquece trade e comércio

O setor de hotelaria com 6,5 mil leitos em 119 pousadas, hotéis e hostels, de maio a julho, alta temporada, tem a expectativa hospedar mais de 72 mil pessoas, o que representa a injeção de R$ 94 milhões na economia da cidade. Com gastronomia e compras, atividades também impulsionadas pelo turismo, o faturamento sobe para R$ 170 milhões no período, sem considerar a Bauernfest, a festa do colono alemão, principal manifestação cultural da cidade que acontece de 23 de junho a 09 de julho.

Gastronomia: Quinta da Paz. (Foto: Divulgação)

Além das atividades turísticas, o comércio também prevê um incremento nas vendas. À medida que as temperaturas caem, o apetite por compras aumenta, especialmente para os turistas que chegam à cidade desprevenidos, com roupas mais leves.

"Neste ano, esperamos que a temporada do inverno represente um aumento de pelo menos 20% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado", afirma o presidente do Sindicato do Comércio de Petrópolis, Marcelo Fiorini.


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)