Alunas da Estácio Nova Friburgo realizam experiência de imersão cultural na Argentina

Ainda foram convidadas pelo artista Alfredo Segatori a serem as primeiras a pisar na nova obra de intervenção urbana da capital, a "Campeones del mundo", ganhando destaque na imprensa do país

Por Redação Portal Fri Notícias em 23/01/2023 às 20:02:00
Alunas com Jonas e Alfredo Segatori. (Foto: Divulgação)

Alunas com Jonas e Alfredo Segatori. (Foto: Divulgação)

Um grupo de estudantes da Estácio Nova Friburgo realizou uma experiência de imersão cultural e aprimoramento científico na Argentina. Dez alunas dos cursos de Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Jornalismo liderados pelas coordenadoras Camilla Athayde e Alicia Romero embarcaram no dia 03 de janeiro para Buenos Aires para estudarem na Escola Motivarte de Fotografia, a maior escola de fotografia da América Latina.

O grupo participou durante nove dias de imersão e quatro de um workshop ministrado em parceria com a Escola Motivarte de Fotografia pelo renomado fotógrafo Jonas Papier.

Jonas começou sua carreira como fotógrafo profissional em 1990 e hoje conta em seu currículo muitos sucessos como diversos prêmios como o Sony World Photography Award, e é jurado em Nova York do mesmo prêmio como representante latino-americano. Além de desenvolver um trabalho junto com a Motorola e o Mercado Livre onde ensina estudantes da periferia como a fotografia pode ser uma forma de trabalho e mudança social.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Camilla Athayde garante que todos os alunos retornaram com muitas histórias para contar.

"Como professora da Economia Criativa e tendo como grande paixão o estudo contínuo, a vivência das mais diversas culturas e o prazer de descobrir novas realidades, acredito que o mundo é muito maior que nossa bolha e que o conhecimento é mais amplo quando nos deparamos com novas realidades. Fazer intercâmbios e workshops como estes despertam nos alunos um conhecimento mais profundo sobre eles mesmos e a aplicabilidade de forma mais ampla de todos os conteúdos acadêmicos aprendidos. Temos a certeza que essa experiência tanto cultural, como acadêmica irá acrescentar muito mais nos futuros profissionais da economia criativa.", pontuou Camilla.

Os alunos ainda foram convidados pelo artista Alfredo Segatori, a serem os primeiros a pisar na mais nova obra de intervenção urbana da capital Argentina chamada "Campeones del mundo", em comemoração ao tricampeonato mundial de futebol. Obra realizada pelo Ministério de Cultura da cidade de Buenos Aires.

Sendo assim, foco de toda imprensa local, os alunos mostram a alegria brasileira pela conquista do país vizinho, celebrando como grandes "hermanos".

"A ampliação do repertório arquitetônico e urbano a partir do recorte fotográfico aprendido com Jonas Papier foi só o começo. Caminhar pelas ruas durante o processo foi fundamental para o desenvolvimento de uma percepção mais próxima da cultura local. A vivência além dos livros como Jane Jacobs defende, pôde ser experimentada pelos alunos", apontou a coordenadora do curso de Arquitetura, Alícia Romero.

Uma nova ação já está sendo programada para julho deste ano para que outros alunos possam vivenciar a experiência.

As coordenadoras, acrescentam ainda que uma exposição fotográfica será realizada com o material desenvolvido pelos alunos ainda neste primeiro semestre de 2023 no campus da universidade e que muitas parcerias com artistas e profissionais renomados estão sendo feitas.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)