As Últimas
Publicidade
19 de nov de 2018
Publicidade 2

Natal Imperial tem programação esportiva com 3 mil participantes em Petrópolis, RJ.

São corridas de rua, atividades para crianças, torneio de lutas e de futsal para surdos na programação esportiva da cidade em dezembro 

Por: Redação

O Natal Imperial deste ano vai além da programação cultural: as atividades esportivas temáticas prometem agitar mais de 3 mil petropolitanos em dezembro. O calendário preparado especialmente para o período oferece três corridas de ruas, além do 1º campeonato municipal de futsal para surdos, o Agita Lutas, que vai atender aos praticantes de karatê, judô e tae-kwon-do e o encerramento dos campeonatos municipais de futsal e futebol de campo. Desde o ano passado, a prefeitura oferece a prática de diversas modalidades nas principais datas comemorativas da cidade. 

(Foto: Reprodução/Youtube)
“O esporte é uma ferramenta importante na prevenção de doenças, garantindo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Criamos uma série de ações nas principais festas da cidade, com atividades para crianças e adultos, também como forma de reunir a família no âmbito esportivo. Precisamos manter a população ativa, na contramão do sedentarismo. No ano que vem, vamos ampliar a oferta de esporte em toda a cidade”, garante o prefeito Bernardo Rossi. 

O circuito Fun and Run foi criado em Niterói com o objetivo de atender as datas festivas, como o carnaval e o halloween, com atividades esportivas. A ideia dos organizadores é proporcionar umeventocomemorativo, mas sem perder o nível de competitividade exigido pelos atletas. A prova com o tema Natal Imperial acontece em Petrópolis no dia 1º de dezembro, às 21h. Segundo Rodrigo Isaac, um dos organizadores da corrida, o objetivo é reunir mais de mil petropolitanos. 

“A gente prioriza a estrutura, oferecendo o máximo de conforto para os participantes. O segundo ponto é a diversão. Queremos que o corredor esteja alegre, aproveitando o percurso nos principais pontos do Natal Imperial. Mas também não podemos esquecer daqueles que estão na corrida para competir”, explicou Rodrigo, lembrando ainda que as inscrições estão abertas no site: http://www.circuitofunandrun.com.br/ . 

No dia 2 de dezembro, será realizada a corrida de rua infantil Imperial Kids. A largada para o evento será na Praça Dom Pedro, às 9h, em percursos de 100, 200 e 400 metros, de acordo com a idade de cada atleta mirim participante. O evento ganhou nova data por causa da chuva que atingiu a cidade no Dia das Crianças. 

“A gente trabalha para que os petropolitanos entendam os benefícios da prática esportiva regular, incentivando para que o esporte se um hábito na vida das pessoas. Por isso é fundamental que a gente motive desde cedo os jovens da cidade a participar”, explica o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes. 

A corrida de rua que encerra o calendário das provas na cidade será a 7ª edição da Noel Runners. A prova solidária acontece em um único bloco de atletas, para que todos os participantes comecem e terminem o percurso juntos. Bastante tradicional na cidade, o evento tem como objetivo principal reunir doações para cinco instituições carentes, sendo assim, todos os corredores devem doar 1kg de alimento não perecível. 

Além das provas de rua, a prefeitura promove no dia 2 de dezembro o 1º campeonato municipal de futsal para surdos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. O torneio vai mobilizar cerca de 50 atletas da cidade em quatro equipes, que jogam entre elas para decidirem o vencedor. O objetivo do governo municipal é usar o esporte como ferramenta de inclusão social. 

“A prática esportiva promove a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A ideia é contribuir para a inclusão social e no desenvolvimento desse grupo. Acreditamos no esporte também como forma de demonstrarem seu potencial”, explica Hingo 

Também como parte da programação esportiva de Natal, o Agita Lutas vai reunir praticantes de karatê, judô e tae-kwon-do nos dias 15 e 16 de dezembro no CIE. Serão dois dias de uma competição nos moldes de um festival, garantindo que os atletas participem de diversas lutas. A ideia é incentivar a prática entre as crianças e os adolescentes. 

Com o objetivo de combater o sedentarismo – que cresce em todo o mundo - a prefeitura está aumentando a oferta de atividades físicas nos bairros da cidade. Somente no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no Caxambu, são 12 modalidades esportivas gratuitas para a população, todas com vagas abertas para novos alunos. 

As aulas do Agita Petrópolis acontecem em 11 bairros regularmente, com futsal, futebol society, dança e alongamento. O governo municipal também mantém apoio aos projetos sociais da cidade e a Liga Petropolitana de Desportos (LDP). 

Os interessados em participar das atividades podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218. 
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Natal Imperial tem programação esportiva com 3 mil participantes em Petrópolis, RJ. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias