As Últimas
Publicidade
17 de out de 2015
Publicidade 2

Parque Nacional fecha pela 1º vez em mais de 70 anos por falta d'água

Situação afeta manutenção das piscinas, banheiros e centro de visitação.
Espaço em Teresópolis, RJ, fechado neste sábado (17), só reabre na quinta.


O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, fica fechado a partir deste sábado (17) até a quinta-feira (22). Esta é a primeira vez que o Parnaso não abre as portas em quase 76 anos de história do espaço. O comunicado foi feito no final da tarde desta sexta-feira (16) em função do longo período de estiagem e a falta de água para manutenção da piscina, do centro de visitantes e dos banheiros utilizados no local.

Parque tem quase 76 anos e pela primeira vez fechou suas portas por falta d'água (Foto: Divulgação / Parnaso)

Segundo a gestão do Parnaso, continuam abertas e em funcionamento as sedes Guapimirim e Petrópolis, além de acessos à montanha na parte alta do parque (Castelos do Açú, travessia Petrópolis-Teresópolis e Pedra do Sino).

De acordo com Leandro Goulart, chefe do parque, neste época do ano é comum as piscinas ficarem fechadas por falta d'água por alguns dias. “O fato atípico é a seca total da barragem, o que possibilitou a falta de água para serviços de atendimento ao visitante, como ducha, banheiro e bebedouro. Por isso, toda a parte baixa da sede em Teresópolis está fechada, incluindo as trilhas como cartão postal e Mozart Catão”, disse.

Sobre o parque
Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – Parna Itatiaia (1937) e Parna Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.

O parque possui três sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infra-estrutura.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Parque Nacional fecha pela 1º vez em mais de 70 anos por falta d'água Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias