As Últimas
Publicidade
17 de out de 2014
Publicidade 2

Ministra do Meio Ambiente deve fazer sobrevoo na Serra do Rio.


Izabella Teixeira chega à tarde no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que teve área incendiada.

Chamas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Foto: Divulgação/ Bombeiros de Petrópolis)
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, vai se reunir com a direção do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na sede em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, na tarde desta sexta-feira (17). A previsão é de que ela chegue por volta das 15h30 e o objetivo é sobrevoar a área para avaliar os danos causados pelo incêndio florestal que atinge a reserva desde domingo (12), segundo a própria direção do parque. O território afetado fica no município de Petrópolis, que já teve aproximadamente 590 hectares atingidos, além dos 550 no entorno da unidade, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA).

Segundo o chefe da reserva, Leandro Goulart, um grupo com 20 brigadistas vai iniciar uma caminhada, ainda nesta sexta-feira, da Cachoeira da Macumba, onde foi montada uma base, até a Pedra do Mamute. Os brigadistas do Parnaso e do Prevfogo, do Ibama, farão o enfrentamento na parte alta do Parnaso, que tem vegetação altamente inflamável. O percurso tem duração média de cinco horas e a área é de difícil acesso. Não há comunicação por rádio ou por telefone.

Além da ministra, que na parte da manhã esteve na base do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, participam do encontro com a direção do Parnaso o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Alceu José Torres Marques, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Isaura Maria Ferreira Frage. O grupo acompanha as ações de combate às queimadas em todo o estado.

A direção do Parnaso informou, através de nota enviada pela assessoria de imprensa na manhã desta sexta-feira, que o incêndio atingiu o Vale do Mata Porcos, 1º, 2º e 3º Picos do Cone, a Pedra do Mamute e parte da Fazenda Boa Esperança, na Cachoeira da Macumba, na BR-495 (estrada Petrópolis-Teresópolis). O território total do parque é de 20.024 hectares que ocupam quatro municípios: Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Magé. Ao todo, 42 brigadistas atuam na área.

Ainda conforme a nota, o fogo na Cachoeira da Macumba foi controlado nesta quinta-feira (16) por volta das 22h, mas a parte alta, que inclui a travessia Petrópolis-Teresópolis e as trilhas da Pedra do Sino e do Açú continuam interditadas.


Fri notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Ministra do Meio Ambiente deve fazer sobrevoo na Serra do Rio. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias