A cerâmica artística e a cidade de Petrópolis têm uma forte ligação, que começou lá na década de 1920, quando o empreendedor Alberto Augusto da Costa e o ceramista francês Henry Gonot abriram a Cerâmica Itaipava. A atividade foi forte no município até meados dos anos 1970. Ao longo desse período outras cerâmicas surgiram, como a Luiz Salvador, a Santa Ettienne, a Nova Cerâmica, a Cerâmica Imperial e a Cerâmica Almeida, tornando a região conhecida como centro produtor de cerâmica artística.
A atividade gerou emprego e renda, atraindo visitantes e compradores de todo o país. Há alguns anos, o movimento no setor voltou à cena petropolitana com o surgimento de novos ateliês. O número vem crescendo e, atualmente, há no município cerca de 40 ceramistas produzindo artesanalmente objetos artísticos, decorativos e utilitários.
"Hoje o cenário é diferente e a produção de cerâmica artística é exercida em inúmeros ateliês individuais, quase todos pequenos estúdios caseiros, mantendo-se somente a Cerâmica Luiz Salvador como representante da era inicial", acrescenta Ivo Ferreira, um dos idealizadores da Feira de Cerâmica de Petrópolis, que chega a sua 4ª edição.
Este ano o evento acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Shopping Vilarejo, em Itaipava, e irá contar com a participação de cerca de 30 expositores e aproximadamente 10 apoiadores. Além da exposição e venda das mais belas e diferentes peças, o evento promove uma programação composta por palestras e oficinas, além de exibição de filmes sobre cerâmica, lançamento de livro e sorteios. Toda a programação é gratuita e foi pensada como forma de consolidar o resgate da tradição cerâmica na cidade.
"A Feira de Cerâmica de Petrópolis surgiu em 2017, idealizada e organizada por ceramistas locais, para atender aos anseios dos demais ceramistas estabelecidos na cidade, que sentiam falta de um evento que proporcionasse a oportunidade de expor e comercializar os seus trabalhos, além da possibilidade de uma rica troca de informações com os demais colegas", explica Ivo.
Logo em sua primeira edição, a Feira de Cerâmica atraiu cerca de 700 visitantes, que conheceram os autores das obras distribuídas em 18 mesas (individuais e coletivas). No ano seguinte, devido ao sucesso, contou com o dobro de expositores. A atração é uma grande oportunidade para a divulgação da cerâmica autoral e também para possibilitar um canal direto de vendas com o público, aproveitando a proximidade das festas de fim de ano.
A cerâmica é uma das primeiras formas de expressão artística utilizada pela humanidade. Pelo barro, uma matéria viva, passando pela magia do fogo, nascem objetos funcionais e decorativos que são pura poesia e contam história.
A Feira, que já é um evento consolidado, esperado e já faz parte do calendário de eventos da cidade, este ano está sendo produzida pela Sábios Projetos, das produtoras Alice Cavalcante e Isabel Themudo, que possuem mais de 25 anos de experiência nas mais diversas áreas da cultura. O evento foi criado e organizado, em suas três primeiras edições, pelos próprios ceramistas, encabeçados por Ivo Ferreira.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA:
SÁBADO 18/11
- 10h às 20h: FEIRA DE CERÂMICA - exposição e venda de peças de diversos artistas da cidade
- 10h às 11h: ATELIER CASA TEMPO - Oficina interativa para crianças e famílias com Elis Simões
- 11 às 12h30: TERRAS DO BRASIL: PINTANDO COM AS CORES DA CERÂMICA DO VALE DO JEQUITINHONHA - Oficina de pintura com André Sampaio
- 14h às 15h: A IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE CERÂMICAS DE DESIGN ÚNICOS - Palestra com Jamil Duailibi
- 15h às 16h: MOSTRA CINE CERÂMICA - Curadoria de Heloisa Alvim
- 16 às 17h: MÉTODO ATIVO NISE DA SILVEIRA - Oficina com Heloisa Alvim
DOMINGO 19/11
- 10h às 18h: FEIRA DE CERÂMICA - exposição e venda de peças de diversos artistas da cidade
- 10h às 11h: ATELIER CASA TEMPO - Oficina interativa para crianças e famílias com Elis Simões
- 11h às 12h30: O VASO "A GRANDE MÃE" - Oficina com a arte educadora Ana Rondon
- 14h às 15h: OS PRINCÍPIOS TÉCNICOS DAS ARGILAS E ESMALTES - Palestra com Caio Giardullo e Nelson Lixa
- 15h às 16h: RITXOKO – UMA ETNOGRAFIA DA CERÂMICA FIGURATIVA KARAJÁ/INY, Palestra com Chang Whan.
- 16h às 17h: LANÇAMENTO DO LIVRO "RITXOKO, A VOZ VISUAL DAS CERAMISTAS KARAJÁ/INY", de Chang Whan.
- 17h: Sorteio de livro e argila
CERAMISTAS PARTICIPANTES
- Ana e Antônio Rondon
- André Sampaio
- Antonio De Bonis
- Beth Brotherhood
- Bruna Risu
- Carol Montenegro
- Cris Azevedo
- Eliane Sciamarella
- Erika Nunes
- Espaço Artéria (Juliana Elael, Ana Valéria Cafezeiro e Lívia Müller)
- Guilherme Gomes
- Hazel Hathaway
- Isa Alpino
- Ivo Ferreira
- Jean Ruffer
- Lia Gandelman
- Luciana Cordeiro
- Luciana de Genova
- Lydia Sebastiany
- Maria Luiza Lacerda
- Natália Guimarães
- Rafael Duriez
- Regina Dardillac
- Rosalía Luz
- Rosane Teixeira
- Sarah Fukuda
PARCEIROS
- Tauá / Duraprinter 3D
- Sérgio Suportes
- Arte Brasil
- WR Cerâmicas
- Iris Garden
- Estúdio AME
- Ateliê Vitão – Ferramentas para Cerâmica
- The Gusto
- Pascoal Massas
Serviço
4ª Feira de Cerâmica de Petrópolis
Endereço: Shopping Vilarejo - Estrada União e Indústria, nº 10.035 – Itaipava
Data: 18 e 19 de novembro de 2023
Sábado das 10h às 20h e Domingo das 10h às 18h
Visitação: gratuita
Informações: https://www.feiradeceramicadepetropolis.com/ e [email protected]