Dia Mundial de Doação de Leite Materno Ă© comemorado nesta quinta-feira, (19)

InstituĂ­do pela Lei nÂș 13.227/2015, a data tem o intuito de conscientizar sobre a importĂąncia da doação de leite materno, essencial para a saĂșde do bebĂȘ.

Por Redação Portal Fri Notícias em 18/05/2022 às 20:42:00
Foto: Reprodução/Revista Saúde

Foto: Reprodução/Revista Saúde

O leite materno é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em ĂĄgua, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida. Ele é composto de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e substĂąncias imunocompetentes como imunoglobulina A, enzimas e interferon, além de fatores moduladores de crescimento.

Ele também tem papel importante no fortalecimento do sistema imunológico da criança, garantindo proteção contra doenças infecciosas, e auxílio ao desenvolvimento afetivo e psicológico, como explica a Nutricionista do Banco de Leite do Hospital Unimed Petrópolis e responsĂĄvel pelo acompanhamento dos processos, BĂĄrbara Schmid.

"O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e a chance de desenvolver obesidade." Diz ela.

Este ano, a campanha da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano - Fiocruz tem como tema: "Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor" e contou com a participação da Supervisora de Nutrição e ResponsĂĄvel técnica pelo Banco de Leite do Hospital Unimed Petrópolis, Glaucimar Papa.

"A doação de leite materno é um ato de amor e ajuda a salvar vidas, em especial, dos recém-nascidos prematuros." Afirma Glaucimar Papa.

Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, RDC NÂș 171. Após anĂĄlises das suas características, o leite é distribuído de acordo com as necessidades específicas de cada recém-nascido internado.

Banco de Leite Humano do Hospital Unimed Petrópolis

Inaugurado em 2002, o Banco de Leite Humano do Hospital Unimed Petrópolis é o único Banco de Leite próprio da Região Serrana do Rio de Janeiro e que é credenciado pelo Ministério da Saúde. LĂĄ são realizadas atividades de assistĂȘncia em aleitamento materno e distribuição de leite humano de qualidade aos recém nascidos e prematuros internados na UTI neonatal e maternidade da unidade.

O Banco de Leite conta com uma equipe multiprofissional preparada para atender, apoiar e orientar as mães e familiares sobre a amamentação e doação de leite materno.

Atualmente, o Banco de Leite do Hospital Unimed Petrópolis coleta cerca de 15 litros de leite humano por mĂȘs e distribui mensalmente uma média de 7 litros aos recém nascidos prematuros internados na unidade hospitalar.

Como se tornar doadora de leite materno?

Basta estar amamentando e produzindo leite em excesso, estar com os exames dentro dos parĂąmetros, não fumar, não fazer uso de bebidas alcoólicas e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Depois é só entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Unimed Petrópolis através do número (24) 2291-9846 de segunda a sexta-feira, de 8:00h às 17:00h para receber todas as orientações de como realizar a doação.


Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

ComentĂĄrios

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas