Cresce procura por vacina contra influenza em clínicas particulares de Petrópolis, RJ

Aumento expressivo e atípico para esta época do ano vem sendo registrado desde dezembro após surto de casos da doença em todo o Estado do Rio

Por Redação Portal Fri Notícias em 12/01/2022 às 20:12:51
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Com o surto de influenza em todo o Estado do Rio de Janeiro e doses esgotadas da vacina no SUS, aumentou a procura pela imunização nas clínicas particulares de Petrópolis.

As últimas doses de vacina contra influenza no SUS foram aplicadas no início deste mês e a previsão é que a chegada de mais vacinas contra a doença seja apenas na próxima campanha de imunização, a partir de abril.

A vacina é aplicada anualmente durante campanha do Ministério da Saúde e previne contra os principais vírus causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave, incluindo o H1N1 e o Influenza H3N2.

Na Clínica Imune, em Itaipava, a procura por doses da vacina aumentou 200% em dezembro e continua expressiva neste mês de janeiro, desde que as doses acabaram no SUS e com pouca oferta da vacina até mesmo na rede privada.

Pediatra infectologista e responsável médica pela Clínica Imune Itaipava, Priscilla Feleppa Valente, diz que a demanda pela vacina nesta época do ano é atípica e se justifica mesmo devido ao surto da doença no Estado, que já se espalha para cidades do interior.

Priscilla afirma que mesmo na clínica em Itaipava, a previsão é de que os estoques se esgotem já na próxima semana e o reabastecimento deve ocorrer apenas para campanha, em abril.

A médica explica que existe uma grande preocupação dos pacientes com relação à infecção pela gripe, inclusive em um momento em que também está em circulação a variante ômicron da covid-19.

"Temos uma semelhança muito grande entre os sintomas e a evolução de uma gripe comum e o quadro clínico provocado pela Covid-19. Estar imunizado contra influenza pode facilitar o diagnóstico", explica. Priscilla reforça ainda que a vacina contra influenza deve ser tomada anualmente.

O imunizante disponível nas clínicas privadas é a tetravalente, ou seja, previne quatro cepas do vírus. Já no SUS, é trivalente. A Clínica Imune Itaipava fica na Estrada União e Indústria, nº 9.300, no Centro Comercial Bougainville. Ela atua com todos os protocolos de segurança contra covid-19 e também oferece atendimento a domicílio.

Clínica Imune em Itaipava. (Foto: Divulgação)

Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas