Hospital Alcides Carneiro, em PetrĂłpolis, RJ, amplia cirurgias eletivas com transferĂȘncia de ortopedia para o HMNSE

Atendimento de urgĂȘncia em ortopedia voltou ao HMNSE nesta terça, (09).

Por Redação Portal Fri Notícias em 10/11/2021 às 13:03:31
HAC Petrópolis. (Foto: Divulgação)

HAC Petrópolis. (Foto: Divulgação)

O Hospital Alcides Carneiro (HAC), de Petrópolis, RJ, ampliou o número de cirurgias eletivas, que começaram a ser retomadas na unidade em julho deste ano.

A ampliação acontece graças a liberação de nove leitos que, desde o ano passado, estavam destinados a receber pacientes atendidos no setor de emergĂȘncia em ortopedia.

Transferidos para o HAC em 28 de março do ano passado, em função da pandemia de covid-19, os atendimentos de urgĂȘncia e emergĂȘncia em ortopedia retornam para o Hospital Municipal Nelson de SĂĄ Earp), no Bingen, nesta terça-feira, (09) a partir das 7h da manhã.

"Com a consolidação da queda na demanda por internações de pacientes com covid-19, a Secretaria de Saúde vem reorganizando a rede para que possamos avançar no atendimento a outras demandas que ficaram acumuladas em função da pandemia, quando as cirurgias eletivas, por exemplo, precisaram ser interrompidas. Os procedimentos começaram a ser retomados em julho e agora serão ampliados, com o HAC voltando a ter sua capacidade total de atendimento", disse o prefeito Hingo Hammes.

Segundo a Prefeitura, a transferĂȘncia do atendimento em ortopedia para o HMNSE é possível por conta da redução na demanda por internações, com queda progressiva e sustentada no número de pacientes internados desde junho. A decisão pela mudança foi tomada no momento em que a cidade registra os menores números de pacientes internados desde as primeiras semanas da pandemia.

"Com o avanço da vacinação, tivemos nos últimos dias um número de pacientes internados semelhante ao que a cidade registrou nas primeiras semanas da pandemia. Esta redução nos casos graves, que vem se consolidando desde junho, permite que possamos seguir avançando nas mudanças na estrutura para atendimento a outras demandas. JĂĄ havíamos feito a reversão de leitos clínicos e de UTI covid em não covid no HMNSE e no HAC. Agora, com o atendimento de ortopedia voltando para o HMNSE, o HAC volta a funcionar em sua capacidade plena, o que permitirĂĄ que a direção da unidade amplie a realização de cirurgias eletivas", explica o secretĂĄrio de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

"Com o retorno do atendimento de ortopedia para o HMNSE, teremos nove leitos liberados no HAC e direcionados para paciente cirúrgicos. A intenção é ampliarmos neste momento a realização de cirurgias de hérnia e vesícula", explica a diretora administrativa do HAC, Ronye Faraco.

Em função da pandemia, a realização de cirurgias e procedimentos eletivos foi suspensa em momentos mais críticos, quando a demanda por internações de pacientes com covid-19 aumentou. Este ano, os procedimentos eletivos realizado no HAC foram retomados em janeiro, precisaram ser suspensos em março e foram retomados em julho. No ano passado, os atendimentos eletivos também foram suspensos em períodos com grande demanda de internação.

HMNSE volta a ser referĂȘncia para Ortopedia

A partir das 7h da manhã da última terça-feira (09), pacientes que precisarem de atendimento de urgĂȘncia e emergĂȘncia em ortopedia devem se dirigir ao Hospital Municipal Nelson de SĂĄ Earp.

O serviço de ortopedia havia sido transferido para o HAC no dia 28 de março do ano passado, em função das adequações no HMNSE, que à época foi transformado em unidade de referĂȘncia para a internação de pacientes com covid-19.

A mudança é possível com a redução de internações por covid. No domingo, a cidade tinha sete pacientes internados, considerando leitos clínicos e de UTI nas redes pública e privada. Com isso, a taxa de ocupação em toda cidade estava em 6,7% dos leitos clínicos e 7,69% dos leitos de UTI.

Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

ComentĂĄrios

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas