Designer e supervisora técnica do Senac RJ apresenta caminhos para atuar no mercado de Animação

Designer também apresenta opções de cursos para quem quer seguir carreira no ramo.

Por Redação Portal Fri Notícias em 28/10/2021 às 14:52:42

Nesta quinta-feira, 28 de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Animação, a arte que confere movimento aos desenhos inanimados e está longe de ser coisa de criança.

Parte importante da indústria do audiovisual, o segmento da animação foi impulsionado fortemente pelo avanço da tecnologia, popularização de ferramentas e programas de criação e crescimento dos canais de divulgação de conteúdo, especialmente internet e streaming.

"Animação é ilusionismo", explica a designer e supervisora técnica dos cursos de Economia Criativa do Senac RJ Alessandra Nogueira. O trabalho em animação requer conhecimento generalista sobre as diversas etapas de criação, incluindo roteiro, storyboard, perspectiva, noção de enquadramento, plano, até o design de personagens e cenários. "Existem os 12 princípios da animação de Walt Disney, especificações essenciais para um desenho animado. Estes princípios ajudam a criar a ilusão e versam sobre a movimentação, temporização, volume, apelo e continuidade", explica Alessandra.

Ao longo do curso de Animação em 2D do Senac RJ, o aluno aprende os princípios e as técnicas para animação vetorial de personagens bidimensionais e a criar poses e expressões para desenhos animados, fazendo com que o personagem se mova de forma que pareça real, utilizando a técnica de cut out.

Para quem pretende atuar em uma etapa adiante do processo de criação, na pós-produção, há o curso de After Effects - Motion Graphics, que ensina como fazer animações digitais com elementos gráficos em movimento utilizando os principais recursos do programa. "Com o After Effects é possível finalizar o conteúdo inserindo efeitos, objetos, intervenções gráficas e atribuindo dinamismo ao produto final", aponta a designer.

Tais capacitações possibilitam ao aluno produzir animações com cunho comercial, informativo ou de entretenimento; abrindo opções de carreira nas áreas de publicidade, TV, marketing digital e games. "Ainda dentro desse segmento de Economia Criativa, dois cursos de grande valia são o Designer de Games, que oferece uma formação robusta onde os alunos criam seus primeiros jogos, e o de Editor de Vídeo, que ensina a editar as imagens a partir de um roteiro, mixar o som, criar e inserir efeitos especiais e exportar o produto dentro dos padrões", finaliza Alessandra.


Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas