Nova Friburgo, RJ, promove Campanha Municipal de prevenção à Sífilis e Sífilis Congênita.

Campanha terá início nesta quinta-feira, (14), e segue até o dia 28. Serão realizadas atividades educativas, distribuição de preservativos masculinos e testagem rápida de HIV e sífilis.

Por Redação Portal Fri Notícias em 13/10/2021 às 15:33:44

Nesta quinta-feira, (14), a Prefeitura de Nova Friburgo, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, inicia a campanha Municipal de Prevenção à Sífilis e Sífilis Congênita.

Até o dia 28, serão realizadas atividades educativas, distribuição de preservativos masculinos em todas as unidades de saúde. Também haverá testagem rápida de HIV e sífilis em diversas unidades de saúde do município.

De acordo com a Prefeitura, a Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, já oferece os serviços durante todo o ano, sempre às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h, na sala 5.

Outras dez Estratégias de Saúde da Família (ESF) também oferecerão os serviços no dia 21 de outubro, confira:

ESF São Pedro da Serra: das 13h às 18h;

ESF Olaria II (Rua Espírito Santo), das 9h às 11h e das 13h às 16h;

ESF Olaria III (Amarelinho), das 13h às 16h;

ESF Riograndina, das 13h às 16h;

ESF Campo do Coelho, das 9h às 15h;

ESF Conquista, das 9h às 12h;

ESF Stucky, das 9h às 12h;

ESF Cordoeira, das 9h às 12h;

ESF Centenário, das 9h às 13h;

ESF São Lourenço, das 9h às 13h.

Nos dias 15 e 21 de outubro o Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro oferecerá os serviços para as gestantes e seus parceiros e funcionários da unidade.

Já do dia 19 a 24 de outubro é a vez do Hospital Municipal Raul Sertã oferecer os serviços para os atendimentos de urgência, pacientes internados e funcionários.

Para a realização dos testes rápidos de HIV e sífilis, é preciso apresentar um documento original com foto e o cartão do SUS. Não é necessário estar em jejum ou possuir solicitação médica.

De janeiro a setembro deste ano, Nova Friburgo realizou 2.321 testes rápidos de triagem para a sífilis. Desses, 14,5% resultaram reagentes.


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)