Psicóloga lança livro sobre identidade e gênero em Nova Friburgo, RJ.

Brenda Sarcinelli apresentará sua obra no dia 4 de outubro durante um evento virtual

Por Redação Portal Fri Notícias em 04/10/2021 às 15:10:46

A docente e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, Brenda Sarcinelli, da unidade Nova Friburgo, lança nesta segunda-feira, (04), o livro"Identidade, Psicologia e Gênero", durante uma mesa virtual, a partir das 18h.

Brenda Sarcinelli Pacheco, autora da obra lançada pela editora Appris, é doutora e mestre em psicologia, especialista em saúde mental na infância e adolescência e coordenadora e docente do curso de graduação em psicologia da Estácio Nova Friburgo. Ela conta que a ideia de lançar o livro surgiu após a defesa da sua tese em um programa de pós-graduação, em 2019.

"O gênero diz respeito a todas as pessoas. Precisamos entender do que se trata para desmontar preconceitos que produzem violência na nossa sociedade. Recentemente foi noticiado que o Rio de Janeiro é o estado com maior índice de feminicídio no Brasil. E Nova Friburgo é o município com maior índice no estado. Além disso, o Brasil é o país com os piores índices de assassinato homofóbico no mundo segundo vários estudos sérios sobre o tema", pontuou a profissional.

Após a aprovação da tese pela banca julgadora, Brenda comentou que entendeu que a relevância e atualidade do tema deveriam ser publicados e colocados em debate. A partir de uma perspectiva da Psicologia Social Crítica, o livro traz luz à necessidade de se pensar a identidade indissociável do gênero. Brenda esclarece que a identidade, enquanto elemento da experiência objetiva e subjetiva das pessoas, é sempre de gênero.

"Minha tese discute sobre como o conceito de identidade em psicologia é insuficiente por desconsiderar o gênero como parte fundamental da identidade. Ao longo do trabalho demonstro que a identidade é construída num tensionamento entre o sujeito e a sociedade, sendo também parte dos movimentos de reivindicação por direitos".

Com a participação da professora Drª. Hebe Signorini, orientadora e prefaciadora do livro, e mediação da Drª. Paloma Abelin, pesquisadora da área, a mesa de lançamento- "Identidade, Psicologia e Gênero" será aberta ao público em geral, mas com limite de participantes. O link de acesso é: https://meet.google.com/vkc-gnqz-qxq.

Sobre livro

A identidade é um termo de muitos significados, que pode estar referida ao campo da interioridade, daquilo que as pessoas reconhecem como um si mesmo, ao mesmo tempo que pode estar relacionada ao campo jurídico civil, como registro público da existência de um determinado cidadão, membro da sociedade com direitos e responsabilidades. O livro "Identidade, Psicologia e Gênero" traz um novo olhar sobre a temática, problematizando os conceitos produzidos pela Psicologia, que têm grande influência na formação e prática profissional dos psicólogos no Brasil.

Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas