Encontro Sesc de Dança está de volta em ambiente virtual

Programação, que conta com espetáculos de 12 companhias, será aberta na próxima quinta-feira (23) pela Companhia Urbana de Dança, do Rio. A bailarina Ana Botafogo e o coreógrafo Jaime Arôxa ministram oficinas de ballet e dança de salão.

Por Redação Portal Fri Notícias em 20/09/2021 às 16:04:51
Cia Urbana de Dança. (Foto: Divulgação)

Cia Urbana de Dança. (Foto: Divulgação)

A mais longeva e tradicional mostra de dança do estado do Rio de Janeiro, o Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo, Região Serrana, está de volta este ano em formato virtual, depois de uma pausa em 2020 por conta da pandemia. O evento será transmitido pelo canal do Sesc RJ no YouTube (/portalsescrio) e Instagram da unidade de Nova Friburgo (@sescnovafriburgo) de 23 a 26 de setembro.

Realizado há 29 anos, o Encontro Sesc de Dança apresenta um panorama do produção nessa linguagem artística no estado e no Brasil, promovendo um intercâmbio de linguagens e a experimentação de possibilidades através do corpo em movimento. Nesta edição, a programação conta com apresentações de 12 companhias de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Niterói, Teresópolis, São Paulo e Natal.

Quem abre o evento virtual é a Companhia Urbana de Dança RJ, da diretora artística e dancing designer Sonia Destri Lie, com "Vídeo em Série 2021". Trata-se de um compilado de espetáculos dos últimos 2 anos e que tem como proposta questionar como se conta a história da vida, fazendo-o por meio de uma revisita a lembranças, registros e memórias afetivas (veja abaixo a programação completa).

Atividades formativas com Ana Botafogo e Jaime Arôxa

Além dos espetáculos, a agenda conta com atividades formativas: uma oficina de ballet clássico e bate-papo com a bailarina Ana Botafogo, dia 24/9, às 16h30, e uma oficina de dança de salão com o bailarino, dançarino, coreógrafo e professor Jaime Arôxa, dias 24 e 25/9, às 10h. Ambas serão ministradas via plataforma Zoom, exigindo inscrição prévia dos participantes através do email [email protected]. Já os espetáculos são abertos ao público.

Confira a programação:

Companhia Urbana de Dança RJ

VIDEO EM SERIE 2021

23/09 às 19h - YouTube

Como se conta a história da vida? Podia ser assim, falar de ano, lugares e teatros, de fazer arte e mais arte, mas escolhemos web serie / vídeo em serie onde cada peça escolhida vira vida em vídeo e em dança vídeo = web serie. Com lembranças, registros memória afetiva saindo pelos poros e pelos "frames".

Ficha técnica:

Direção artística e dancing designer: Sonia Destri Lie

Dançarinos: Tiago Sousa, Miguel Fernandes, Andre Virgilio, Jonnhy Britto, Rafael Balbino, Julio Rocha, Jessica Nascimento

Grupo Giradança – Natal (RN)

DIE EINEN, DIE ANDEREN I ALGUNS OUTROS

24/09 às 19h - YouTube

A Cia é formada por bailarinos com corpos diferenciados que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências.

O espetáculo die einen, die anderen | alguns outros é uma cooperação internacional da cie. toula limnaios com a cia. Giradança, realizado no Brasil e em Berlim. Trata-se de uma reflexão sobre a imagem do corpo e inspirada nas radio conferências do Foucault "o corpo utópico" / "heterotopias".

Ficha técnica:

Conceito/Coreografia: Toula Limnaios Música: Ralf R. Ollertz

Dança e criação cia. Giradança: Álvaro Dantas, Iego José, Jania Santos, Joselma So- ares, Marconi Araújo, Wilson Macário e Thaise Galvão.

Criação e operação de Luz: Felix Grimm Figurinos: Antonia Limnaios, Toula Limnaios Video: Giacomo Corvaia

Direção artística cia. Giradança: Alexandre Américo

Produção cia. Giradança: Celso Filho

Interurbanus – Teresópolis – maratona de dança

TU

25/09 às 16h – YouTube

Entre idas e vindas quem é prioridade? Tu!

Tu és bom em autoamor?

Tudo bem! Vai passar.

Tu és forte!

Tu és fraco?

Tu és dono de tudo em si.

Abordando questões da autocompaixão, Tu! estimula um passeio até solitude. Será que cuidamos tão bem de nós quanto cuidamos deles? Sejamos também nosso próprio amor. A pesquisa de Tu! Envolve um cenário caseiro e rotineiro onde dois amigos tratam de suas questões pessoais a fim de findar suas dores emocionais buscando auxílio no fraterno e transformando esse desabafo em arte.

Ficha técnica:

Concepção e direção: Welynton Orias

Coreografia: Esdras Oliveira e Welynton Orias

Dançarinos: Esdras Oliveira e Welynton Orias


Dani Heringer – Nova Friburgo – maratona de dança

25/09 às 16h – YouTube

NO AR

O espetáculo de dança acrobática " NO AR " é protagonizado pela bailarina e acrobata Dani Heringer e tem como enredo o tango. A bailarina tem como seu par a "lira acrobática" em uma coreografia com movimentos dançantes com muita leveza e beleza.

Ficha técnica:

Artista e diretora artística: Daniela Heringer Carvalho

Cia 3 de Dança – Nova Friburgo – maratona de dança


PARTIDAS

25/09 às 16h – YouTube

O espetáculo Partidas é inspirado em poemas, filmes, frases, canções que carregam todas as emoções, angústias e futuras esperanças. Em cena, com movimentos fortes e intencionais, a intérprete levará os mais diversos tipos de emoção ao público, causando inquietações sobre a partida. Quem nunca se despediu? De algum amor, de algum lugar, de um momento...

Ficha técnica:

Concepção e Criação: Iane Rocha

Coreografia e interpretação: Isla Gastim


Vis Cia de Dança – Nova Friburgo – maratona de dança

POSSIBILIDADES

25/09 às 16h – YouTube

O espetáculo "POSSIBILIDADES" começou a tomar forma em meio à pandemia que estamos vivendo. Partindo da perspectiva do "copo meio cheio", a Covid-19 nos mostrou que temos sempre ver o lado positivo das situações que a vida nos apresenta. Se não fosse o cenário atual, talvez seria inimaginável idealizar um espetáculo de dança feito por uma bailarina em Nova Friburgo –Brasil e outra bailarina em Shanghai –China.

Ficha técnica:

Bailarinas e Coreógrafas: Ana Carolina Constantino e Gabrielly Costa

Direção e concepção: Ana Carolina Constantino


Escola de Dança Edu Cigano – Nova Friburgo - maratona de dança

ARTIMANHA

25/09 às 16h – YouTube

Artimanha é um espetáculo de dança atrevido que busca através da arte representar duas culturas em um só tempo. Numa breve mas intensa performance, os dançarinos apresentarão as singularidades e o gingado de dois gêneros latinos cativantes, que elevam as emoções e provocam o brilho do espectador.

Ficha técnica:

Criação e Concepção: Edu Cigano

Elenco: Eric Nascimento Celestino, Anna Maria Rodrigues Pereira dos Santos, Eduardo Ribeiro da Silva Filho


Petra Escola de Danças Árabes – Nova Friburgo – maratona de dança

A ARTE DA DANÇA DO VENTRE

25/09 às 16h – YouTube

A apresentação de dança da companhia local da Escola Petra de Danças Árabes com a "A Arte da Dança do Ventre" que conta a rotina da dança árabe na riqueza de suas variações rítmicas. É composta por uma série de movimentos vibrantes, impactantes, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.

Ficha técnica:

Bailarina e coreógrafa: Saisha Lis

Vivá Cia de Dança – Rio de Janeiro


JANELAS

25/09 às 19h - YouTube

O espetáculo JANELAS é uma apresentação de dança contemporânea acompanhada de intervenções de luz. Concebida e dirigida por Carlos Fontinelle e no elenco a VIVÁ CIA DE DANÇA, e como designer de luz, Paulo César Medeiros. Dança e luz, serão as linguagens deste espetáculo inédito, que acontecerá nas janelas e espaços ao ar livre do Hotel Sesc Nova Friburgo e que propõe cenas que representam um "respiro" de cores, alegria e muita arte.

Ficha Técnica:

Idealização e direção geral: Carlos Fontinelle

Designer de luz: Paulo César Medeiros

Bailarinos interpretes criadores: Diego Endrigo, Giovanna Oliveira, Daniel Oliveira, Jeniffer Rodrigues e Carlos Fontinelle.

Direção de Imagens e Edição: André Adami


Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

26/09 às 11h - YouTube

Baseado na obra escrita por William Shakespeare, "Sonho de Uma Noite de Verão", a Cia se lança em um novo desafio: fazer uma adaptação totalmente focada no público infanto-juvenil através da dança contemporânea onde os personagens são deslocados para o universo escolar de uma época passada, com seus códigos, elementos, símbolos e ações, onde a leitura era feita nos livros e não em tablets e computadores.

Ficha técnica:

Direção Artística – Fran Mello

Concepção e Coreografia – Alex Sander dos Santos

Produção Executiva – Tenara Gabriela

Assistente de Coreografia – Isa Kokay

Iluminação – Paulo Cesar Medeiros

Cenografia – Alex Sander dos Santos

Bailarinos

Alex Sena, Alexandra Araújo, Bruna Lopes, Carolina Martins, Diego Cruz, Fabrícia Ribeiro, Gilson Paixão, Isa Kokay, Janaína Castelleti, Jayme Tribuzy, Jeanete Guenka, João Corrêa, Jonathan Carvalheira, Lara Dantas, Luiz Menezes, Mariana Mesquita, Mirna Nijs, Robson Schmoeller, Simone Lorenzi.


Marcio Cunha Dança Contemporânea – Nova Friburgo

CAVALO

26/09 às 16h (Instagram) e às 19h (YouTube)

Vídeo arte que traz o arquétipo do cavalo para falar de histórias, mitos e identidade.

Uma obra que faz parte do processo de montagem do novo espetáculo da Marcio Cunha Dança Contemporânea que deverá estrear em 2022. O espetáculo Cavalo nasce do encontro com a artista visual e fotógrafa Camila Carneiro. Nasce de uma sessão de fotos, coincidências biográficas e locais, durante e após a sessão.

Ficha técnica:

Direção geral e performer: Marcio Cunha

Filmagem, direção de arte e colaboração artística: Camila Carneiro

Trilha Sonora: Cacau Gondomar, Camila Carneiro


Jaime Arôxa Cia de Dança – SP

A PALAVRA, O MOVIMENTO E A MÚSICA

26 de Setembro às 19h – YouTube Sesc Rio

O espetáculo "A palavra, o movimento e a música" oferece uma visão da dança de salão em seus mais variados ritmos. Ele tem este nome por que mostra momentos de apresentação e de didática através das danças apresentadas com poesia e movimento e a música que é a protagonista deste triângulo: PALAVRA, MOVIMENTO E A MÚSICA

Ficha técnica:

Coreógrafo: Jaime Arôxa

Bailarinos: Bianca Gonzalez, Valéria Seki, Fabrício Correa, Carlos Eduardo Santana de Assis, Camila Victorino Marques Silva, Dayane Giraldi Porello, Amália Maya, José Carlos Silva, Jesse Braian Antunes Assunção, Alexandra Caroline Tavares,

Stand By: Marcelo Cunha, Karina Sabah, Erika Rossati e Julia Saba


Atividades Formativas:

Oficina de ballet Clássico e bate papo com Ana Botafogo

Dia 24 /09 às 16h30 - plataforma ZOOM

Ana Botafogo é a primeira Bailarina do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de festivais em Lausanne, Veneza, Havana e Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri. Apresentou-se em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul. Foi bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina e cargo que permanece até hoje.


Oficina de Dança de Salão - Jaime Arôxa

24 e 25/09 às 10h – plataforma ZOOM

Bailarino, dançarino, coreógrafo e professor.

Desde cedo demostrou sensibilidade artística e vocação para dança. Contudo foi na década de 80, quando se mudou para o Rio de janeiro, que descobriu a dança de salão por intermédio da mais antiga professora, Maria Antonieta. Posteriormente criou sua própria metodologia de ensino da dança de salão destacando a expressão dos sentimentos do dançarino pelo movimento, respeito de si próprio e a busca de um conhecimento maior sobre o outro.. Em 1986, montou sua própria escola. Paralelamente a sua vida de professor, à qual se dedica várias horas por dia, coreografa peças, filmes, novelas, shows, ampliando o seu trabalho com um olhar mais abrangente para toda cena do movimento humano, tendo realizado mais de 50 trabalhos coreográficos nas mais diversas mídias de artes cênicas.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)