Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, em Itaperuna, RJ, realiza campanha de prevenção ao suicídio.

A escolha do mês de setembro para a realização da campanha é por que o dia 10 deste mês se refere ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Por Redação Portal Fri Notícias em 15/09/2021 às 15:30:53
Prefeitura de Itaperuna, RJ, promove campanha "Setembro Amarelo". (Foto: Divulgação)

Prefeitura de Itaperuna, RJ, promove campanha "Setembro Amarelo". (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde via equipe do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, realiza a campanha "Setembro Amarelo, uma Campanha de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida".

O Setembro Amarelo se refere a uma campanha de conscientização da população, sobre o tema suicídio, essa prática geralmente associada à depressão. A escolha do mês de setembro para a realização da campanha é por que o dia 10 deste mês se refere ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A equipe do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos realiza ações continuadas durante todo ano junto à rede, e populariza o assunto, visando identificar sinais de alerta e incentivar a prevenção.

Outras ações aconteceram na semana passada, conforme informou Bárbara Gonçalves Luquetti, assistente social do HumanizaSUS e responsável pelo projeto.

"Ações de prevenção ao suicídio, fomento e estimulação da saúde mental, além de trabalho de conscientização e valorização da vida, vem sendo desenvolvidos pelos profissionais do setor. O Centro de Saúde Dr. Raul Travassos oferece à população, através do SUS, consulta com médico psiquiatra e psicólogos, sendo o responsável técnico específico para essas ações, o psicólogo Dr. Jacques", informou a assistente social.

É importante lembrar que o setor de Vigilância Epidemiológica é responsável pelo Programa de Violências Interpessoais/Autoprovocada e a profissional responsável é a assistente social Aline Rodrigues De Cnop Rezende.

Durante as ações ocorridas no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos na última segunda-feira, (13), também aconteceu a participação da Orquestra Retocando, através de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) também vem realizando ações durante o Setembro Amarelo, dentre elas, passeata pelo calçadão da Avenida Cardoso Moreira, onde foram colocados balões nas árvores; e espalhadas mensagens pelos jardins do canteiro central.

Orquestra Retocando participa das ações. (Foto: divulgação)


Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas