Sesc RJ abre inscrições em cursos gratuitos para profissionais de educação e licenciandos

Embora dirigidos para professores e estudantes de licenciaturas, os cursos são abertos aos interessados de áreas afins. Todos são oferecidos em ambiente virtual.

Por Redação Portal Fri Notícias em 14/08/2021 às 15:22:18

O Sesc RJ abre nesta segunda-feira, (16), inscrições para cinco cursos gratuitos voltados para profissionais de educação, licenciandos e interessados de áreas afins: Aprendizagem baseada em projetos na Educação Matemática; Tecnologias educacionais; Educação e Cultura Maker; Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso; e Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica. Todos serão oferecidos em ambiente virtual, com início em setembro.

Os cursos têm duração de 20 horas, com quatro módulos de 2 horas. Além das aulas síncronas (ao vivo), a formação contempla palestras on-line, atividades culturais e material de apoio (vídeos, textos e podcasts e outros). A solicitação de pré-inscrição deve ser enviada para o email [email protected] com nome completo, escola em que trabalha, segmento escolar de atuação e o curso desejado.

Já para outubro e novembro, estão previstos mais três cursos: Metodologias Ativas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, Debate Docente em Foco: o ensino de Ciências Naturais no século XXI e Formação Continuada para professores de Línguas Adicionais: propostas teórico-práticas. Para estes, as inscrições serão abertas em 10 de setembro e 8 de outubro, respectivamente.

Rio de Mãos Dadas

Os cursos integram a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021 para superar os impactos da pandemia da Covid-19.

INSCRIÇÕES

Período: 16 a 24 de agosto

A solicitação deve ser enviada para [email protected] com:

Nome Completo, Escola em que trabalha, Segmento escolar em que atua e Curso desejado

Saiba mais sobre os cursos oferecidos em setembro:

Aprendizagem baseada em projetos na Educação Matemática

Pretende-se abordar diferentes projetos na Educação Matemática com ênfase em metodologias que desenvolvam a autonomia, o pensamento crítico e criativo. Para tal, analisaremos desde o panorama histórico e teórico até o prático, buscando vivenciar uma oficina de aprendizagem por projetos sob estudos de casos personalizados para os participantes.

Datas: 1/09, 8/09, 15/09, 22/09 e 29/09

Horário: 18h às 20h

Tecnologias Educacionais

Apresentaremos tecnologias e dispositivos que possam auxiliar e instrumentalizar os docentes em suas práticas educativas cotidianas, buscando a inovação e a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. Diante do cenário decorrente da pandemia do COVID-19, a urgente necessidade de formação/atualização dos docentes ao que tange o domínio e interação com o mundo virtual e tecnológico.

Datas: 1/09, 8/09, 15/09, 22/09 e 29/09

Horário: 18h às 20h

Educação e Cultura Maker

A revolução tecnológica que assistimos nos últimos anos tem impactado diretamente nossas relações sociais e a maneira que devemos estar no mundo. Toda esta revolução tem promovido deslocamentos e exigido uma educação que dialogue e instrumentalize as pessoas com todo este aparato e inovação tecnológica, sob pena de exclusão digital daqueles que não acompanharem este processo. O desafio da trajetória educativa, nos dias atuais, é tornar-se mais significativo, promovendo conexões com o mundo e as pessoas, por meio de pedagogias progressistas que buscam evidenciar o protagonismo dos aprendentes na resolução de problemas reais do cotidiano. Rompendo, assim, com estruturas de poder tradicionais e contribuindo para o seu empoderamento.

Datas: 1/09, 8/09, 15/09, 22/09 e 29/09

Horário: 18h às 20h

Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso

Pretende-se compartilhar estratégias didáticas de leitura e escrita, a partir do uso de metodologias ativas, a fim de proporcionar uma reflexão sobre a prática de ensino que considere o estudante como protagonista em sua relação com os textos.

Datas: 8/09, 15/09, 22/09, 29/09 e 06/10

Horário: 18h às 20h

Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica

O curso pretende promover reflexões para construção de estratégias metodológicas, a partir de experiências práticas, para o ensino da Arte. Serão oferecidas oficinas temáticas nas linguagens de Artes Cênicas, Visuais e Música. Contextualizações teóricas também serão abordadas durante o curso.

Datas: 15/09, 22/09, 29/09, 06/10 e 13/10

Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas