Exposição Montanhas de Teresópolis - Montanhismo, História e Fotografia é aberta no Parque Municipal

Evento integra as comemorações pelos 130 anos de emancipação de Teresópolis e os 12 anos de aniversário de criação do Parque Municipal.

Por Redação Portal Fri Notícias em 12/07/2021 às 15:13:43
exposição

exposição

A exposição "Montanhas de Teresópolis – Montanhismo, História e Fotografia" foi aberta, no último sábado, (10), na sede Santa Rita, do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT).

O evento integra as comemorações pelos 130 anos de emancipação de Teresópolis e os 12 anos de aniversário de criação do Parque Municipal. Na ocasião, também foram promovidas atividades de Educação Ambiental para as crianças.

O trabalho reúne 17 fotografias de montanhas que circundam o município e também cenários naturais do parque, além de uma homenagem a escaladores da cidade, em especial, à memória dos escaladores Alexandre Oliveira e Mozart Catão, primeiro brasileiro a pisar na montanha mais alta do planeta, o Everest.

O secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro, enumerou os eventos promovidos pela Secretaria durante todo o mês de julho por conta do aniversário da cidade e também os 12 anos de criação do parque municipal.

"Inauguramos a "Sala Verde Virtual", um canal no YouTube, e a primeira discussão foi sobre formas de gestão de áreas protegidas. Hoje estamos inaugurando a exposição sobre as montanhas de Teresópolis e o nosso grupo de Educação Ambiental recebeu as crianças, mostrando, de forma lúdica, como é importante preservar a natureza. E, no próximo domingo, teremos a abertura da nova trilha na unidade. E vamos lançar também o programa de observação de aves de Teresópolis", frisou Flavio Castro, agradecendo a presença do ex-prefeito Márcio Catão, irmão de Mozart Catão.

Márcio Catão enfatizou a importância da preservação do meio ambiente. "Eu quero agradecer, em nome da família, ao setor público, por estar sempre lembrando e homenageando meu irmão. Mozart é um ícone internacional, mas receber esses gestos de carinho em nosso município é uma honra muito grande. E nós, como moradores dessa cidade das montanhas, de uma natureza bela e exuberante, precisamos dar valor e ter consciência da importância da preservação do meio ambiente".

Foto: Bruno nepomuceno

Também participaram do evento os secretários de Turismo, Mauricio Weichert, e de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, o subsecretário de Agricultura, Fernando Mendes, o Ouvidor Geral, Léo Manso, e a vereadora Erika Marra, além do ex-deputado Nilton Salomão.

As fotografias que compõem a exposição foram feitas por Ângelo Chernicharo, Lucas Barboza, Verônica Albuquerque, Marcelo Medeiros, Renan Pinela, Monique Zajdenwerg e pelo secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro.

A sede Santa Rita do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis fica na Estrada Rincão do Vovô, 9000, a exposição pode ser visitada até o próximo dia 29 de agosto, de terça a domingo, das 8h às 17h.

"Um Dia no Parque"

No próximo domingo, dia 18, das 9h às 16h, acontece, na sede de Santa Rita, o evento "Um dia no Parque", com abertura da trilha da Embaúba, atividades de Educação Ambiental, abertura das exposições "Brigadistas: Conhecendo o trabalho de combate a incêndios florestais" e "Biodiversidade: O trabalho do setor contado através de imagens" e as palestras "Biodiversidade em movimento, Pequenas atitudes, grandes resultados" e "Onça Parda, Entre dois Mundos".

O Parque Municipal

Criado em 6 de julho de 2009, com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. Abrange parcialmente alguns bairros e localidades, tais como: Campo Grande, Caleme, Posse, Salaco e Granja Florestal – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica na região.

Atualmente a infraestrutura e os equipamentos necessários para a realização das atividades de visitação no parque estão concentradas em duas áreas: o Núcleo Pedra da Tartaruga e o Núcleo Santa Rita. Entre as atividades que podem ser realizadas estão caminhada, escalada, rapel, acampamento, lazer ao ar livre e observação de aves.

Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas