Petrópolis, RJ, amplia vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir dos 50 anos

Cadastro iniciou na tarde deste sábado, (26).

Por Redação Portal Fri Notícias em 27/06/2021 às 15:11:07

A Prefeitura de Petrópolis, R, abriu neste sábado, (26), o cadastro para vacinação de pessoas a partir dos 50 anos, contra a covid-19.

A ampliação da faixa etária foi possível com a confirmação da chegada de novas doses da vacina. Serão mais de 8 mil doses, enviadas do Governo Federal ao Governo Estadual, que está redistribuindo as remessas aos municípios. O cadastramento deverá ser feito no site da Prefeitura e a vacinação deste público começa já na segunda-feira, (28).

É importante lembrar que, para garantir uma melhor organização da vacinação e evitar que as pessoas cheguem aos postos sem a garantia da vacina, o número de vagas para cadastramento leva em conta exatamente o número de doses recebidas, distribuídas ao longo da semana de acordo com a capacidade de cada posto de vacinação, a fim de evitar aglomeração.

Além da vacinação por faixa etária do público em geral, Petrópolis segue aplicando a vacina nos públicos elencados no Plano Nacional de Imunização como prioritários e que, por alguma razão, ainda não tomaram a vacina. São públicos já convocados anteriormente, mas que seguem podendo agendar a vacinação, a qualquer momento. São eles: trabalhadores da Saúde, trabalhadores da Educação (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante), profissionais de transporte coletivo rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto à CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E), pessoas com comorbidades, autismo ou síndrome de down e idosos. Gestantes, puérperas e lactantes (até 12 meses) com ou sem comorbidades também podem se cadastrar para tomar a vacina, mas é preciso apresentar laudo médico, conforme orientações do Ministério da Saúde. É importante lembrar que, até o momento, no Brasil, apenas maiores de 18 anos podem ser vacinados contra a covid-19.

Em caso de dúvidas, é possível utilizar o whatsapp da saúde, um canal direto de comunicação direto com a Secretaria de Saúde. O assistente virtual fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428. Importante lembrar que o intervalo mínimo entre as vacinas da gripe e da covid-19 é de 15 dias.

Estão sendo vacinados no momento:

- Pessoas com mais de 55 anos sem comorbidades
- Gestante, puérperas e lactantes (até 12 meses) com e sem comorbidades acima de 18 anos (gestantes e puérperas devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina e lactantes devem apresentar declaração ou laudo que comprove que estão amamentando).
- Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E) – maiores de 18 anos.

Também podem se cadastrar os que ainda não tomaram a vacina e fazem parte dos seguintes públicos, já convocados anteriormente:

- Profissionais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante
- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
- Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos
- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
- Pessoas com autismo maiores de 18 anos
- Idosos com mais de 60 anos


Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas