WhatsApp
Publicidade

Petrópolis, RJ, amplia vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir dos 50 anos

Cadastro iniciou na tarde deste s√°bado, (26).

Por Redação Portal Fri Notícias em 27/06/2021 às 15:11:07
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Petrópolis, R, abriu neste s√°bado, (26), o cadastro para vacina√ß√£o de pessoas a partir dos 50 anos, contra a covid-19.

A amplia√ß√£o da faixa et√°ria foi possível com a confirma√ß√£o da chegada de novas doses da vacina. Ser√£o mais de 8 mil doses, enviadas do Governo Federal ao Governo Estadual, que est√° redistribuindo as remessas aos municípios. O cadastramento dever√° ser feito no site da Prefeitura e a vacina√ß√£o deste público come√ßa j√° na segunda-feira, (28).

É importante lembrar que, para garantir uma melhor organiza√ß√£o da vacina√ß√£o e evitar que as pessoas cheguem aos postos sem a garantia da vacina, o número de vagas para cadastramento leva em conta exatamente o número de doses recebidas, distribuídas ao longo da semana de acordo com a capacidade de cada posto de vacina√ß√£o, a fim de evitar aglomera√ß√£o.

Além da vacina√ß√£o por faixa et√°ria do público em geral, Petrópolis segue aplicando a vacina nos públicos elencados no Plano Nacional de Imuniza√ß√£o como priorit√°rios e que, por alguma raz√£o, ainda n√£o tomaram a vacina. S√£o públicos j√° convocados anteriormente, mas que seguem podendo agendar a vacina√ß√£o, a qualquer momento. S√£o eles: trabalhadores da Saúde, trabalhadores da Educa√ß√£o (educa√ß√£o infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante), profissionais de transporte coletivo rodovi√°rio, motoristas de transporte escolar cadastrados junto à CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilita√ß√£o C ou E), pessoas com comorbidades, autismo ou síndrome de down e idosos. Gestantes, puérperas e lactantes (até 12 meses) com ou sem comorbidades também podem se cadastrar para tomar a vacina, mas é preciso apresentar laudo médico, conforme orienta√ß√Ķes do Ministério da Saúde. É importante lembrar que, até o momento, no Brasil, apenas maiores de 18 anos podem ser vacinados contra a covid-19.

Em caso de dúvidas, é possível utilizar o whatsapp da saúde, um canal direto de comunica√ß√£o direto com a Secretaria de Saúde. O assistente virtual fornece informa√ß√Ķes sobre a vacina√ß√£o, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doen√ßa e boletins. O atendimento est√° disponível pelo número (24) 9.9200-1428. Importante lembrar que o intervalo mínimo entre as vacinas da gripe e da covid-19 é de 15 dias.

Est√£o sendo vacinados no momento:

- Pessoas com mais de 55 anos sem comorbidades
- Gestante, puérperas e lactantes (até 12 meses) com e sem comorbidades acima de 18 anos (gestantes e puérperas devem apresentar laudo indicando que est√£o aptas a receber a vacina e lactantes devem apresentar declara√ß√£o ou laudo que comprove que est√£o amamentando).
- Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E) Рmaiores de 18 anos.

Também podem se cadastrar os que ainda n√£o tomaram a vacina e fazem parte dos seguintes públicos, j√° convocados anteriormente:

- Profissionais da educa√ß√£o infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante
- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
- Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos
- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
- Pessoas com autismo maiores de 18 anos
- Idosos com mais de 60 anos


Comunicar erro
Publicidade Anuncie

Coment√°rios

WhatsApp