Usina Cultural Energisa Nova Friburgo, RJ, comemora 20 anos com programação especial.

"A aposta", "Os invisíveis" e "Usina Cultural, 20 anos - Grupo em Grupo, 34" fecham a programação de junho em comemoração ao aniversário.

Por Redação Portal Fri Notícias em 22/06/2021 às 15:33:17
Usina Cultural NF (Foto: Regina Lo Bianco)

Usina Cultural NF (Foto: Regina Lo Bianco)

A Usina Cultural Energisa Nova Friburgo está com uma programação especial este mês para comemorar seus 20 anos. Na quarta-feira, 23, às 20 horas, apresentação da peça "A aposta", com o grupo Teatro Expressão; quinta-feira, 24, às 16h e 20h serão realizadas as duas últimas sessões do filme de ficção "Os invisíveis", com a Companhia Arteira; e no dia 30, quarta-feira da próxima semana, exibição do vídeo documentário "Usina Cultural, 20 anos - Grupo em Grupo, 34" com o Grupo em Grupo de Artes Cênicas. A programação gratuita é acessível pelo canal no YouTube da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, gestora do espaço cultural.

Segundo a coordenação da Usina, em um breve levantamento, estima-se que estiveram no local nestes 20 anos cerca de 250 mil pessoas, sendo artistas, colaboradores e público. Foram realizados aproximadamente 500 shows, 480 peças teatrais, 580 exposições, e mais de 80 oficinas de capacitação e formação. Quanto ao público, não chegaram a contabilizar as que foram conhecer o projeto "Super Estação de Energia – educação ambiental (2002 a 2006), nem as que participaram do 1º Cine Amor - Festival de Cinema (2010); e nem o projeto Sinergia (itinerante, em 2011 e 2012), que aconteceram também em outros espaços além da Usina Cultural.

A programação e recordações desses 20 anos de serviços prestados à cultura podem ser acompanhadas pelas redes: Facebook @usinaculturalfriburgo e @fundacaoormeo e no YouTube @FundaçãoOrmeo. Outras surpresas estão preparadas para os próximos meses, como oficinas gratuitas, e por isso é interessante acompanhar os canais de comunicação.

Programação

- 24/06 (quinta-feira) - sessões às 16h e às 20h - "Os invisíveis" (filme) com a Companhia Arteira - (Documentário que flerta com alguns elementos ficcionais, já que parte de relatos colhidos de sobreviventes das chuvas de 2011, que destruíram grande parte da cidade de Nova Friburgo (RJ) e que são revistos e revividos pelos atores. O misto de ficcionalidade e realidade se conflituam conceitualmente, porém as falas, as histórias, os dramas vividos naqueles dias ganham um outro corpo e outra voz, ressoando novamente depois de exatos 10 anos do incidente)

- Dia 23 (quarta-feira) - 20h - "A aposta" com o grupo Teatro Expressão - (A peça, passada na Rússia em 14 de novembro de 1870, farseia entre o realismo e o absurdo dando a impressão da opressão na época por temas religiosos e políticos que marcaram o mundo)

- Dia 30 (quarta-feira) - 20h - "Usina Cultural, 20 anos - Grupo em Grupo, 34" com o Grupo em Grupo de Artes Cênicas - (Videodocumentário com depoimentos de fundadores do grupo contando a sua trajetória no cenário cultural de Nova Friburgo)

Sobre a Usina Cultural

A Usina Cultural em Nova Friburgo conta com a gestão da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho cuja mantenedora é a Energisa. De 2001 a 2011 abrigou o Pró-Memória (andar térreo) e de 2001 até o momento, a Escola de Música da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense.

Atualmente, no andar térreo há um escritório, três salas de exposições, um espaço 'café' com cozinha para multiatividades, dois banheiros com acessibilidade a cadeirantes e uma sala de apoio. No 1º andar há um teatro com capacidade para cem pessoas sentadas e um palco medindo 4m x 6m, tendo ao lado um camarim, um banheiro, uma sala de apoio e uma outra sala para atender a coordenação da Usina.

O 2º andar possui um salão com piso de tábua corrida de frente para a praça, dois banheiros, três salas cedidas para a Escola de Música da Campesina Friburguense (sendo uma para a secretaria e duas para aulas) e uma sala cedida à Agência de gestão do SerraAção, Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região. O terraço (cobertura) tem capacidade para 60 pessoas.

Serviço:

- Exposição Virtual "Recantos e encantos de Salinas", da fotógrafa Regina Lo Bianco
Até dia 30 de junho - Galeria virtual (360 graus) - www.fundacaoormeo.org.br

- "Os invisíveis" (filme) com a Companhia Arteira
24/06 (quintas-feiras) - 16h e 20h - YouTube (https://youtube.com/c/FundaçãoOrmeo)

- "Caleidoscópio Urbano" com a Trupe Teatral Cômicos Anônimos
16/06 (quarta-feira) - 20h - YouTube (https://youtube.com/c/FundaçãoOrmeo)

- "A aposta" com o grupo Teatro Expressão
Dia 23/06 (quarta-feira) - 20h - YouTube (https://youtube.com/c/FundaçãoOrmeo)

- "Usina Cultural, 20 anos - Grupo em Grupo, 34" (videodocumentário) com o Grupo em Grupo de Artes Cênicas
Dia 30/06 (quarta-feira) - 20h - YouTube (https://youtube.com/c/FundaçãoOrmeo)

Facebook da Usina Cultural (https://www.facebook.com/usinaculturalfriburgo)

Facebook da FCOJB (https://www.facebook.com/fundacaoormeo),

Realização: Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Usina Cultural Energisa Nova Friburgo.

Mantenedora: Energisa

Mais informações e contato: https://www.facebook.com/usinaculturalfriburgo

Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas