Firjan Senai abre vagas para cursos técnicos em Nova Friburgo e região.

Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística e Segurança do Trabalho são os cursos ofertados. Aulas terão início em agosto.

Por Redação Portal Fri Notícias em 21/06/2021 às 15:38:29
Foto: Antonio Batalha

Foto: Antonio Batalha

Em tempos de pandemia, os cursos on-line são a melhor alternativa para quem busca capacitação para conquistar uma vaga no disputado mercado de trabalho, mas quando é possível aliar a educação a distância e as aulas práticas o aprendizado fica ainda mais completo.

Atenta às novas necessidades e aos temas atuais, a Firjan SENAI em Nova Friburgo abriu vagas em cursos técnicos em cinco diferentes áreas: Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística e Segurança do Trabalho. A proposta é oferecer a oportunidade de qualificação em profissões versáteis e ligadas à tecnologia que deverão dominar o mercado de trabalho nos próximos anos.

Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, acredita que a formação técnica reforça competências e habilidades para esses novos contextos de trabalho. "Estudos têm comprovado que, com o avanço da tecnologia, o nível de formação dos colaboradores da empresa também precisa subir. Com processos fabris cada vez mais tecnológicos, a exigência por formação de novas competências profissionais passa a ser ainda mais imprescindível, quando então o profissional de nível técnico se torna peça-chave", explica.

As aulas serão em formato híbrido, unindo educação a distância (on-line) as aulas práticas presenciais nos laboratórios e oficinas da Firjan SENAI, em 2022, caso haja possibilidade, ou através de simuladores nas plataformas de aprendizagem. São oferecidas 40 vagas por curso e a previsão de início é em 02 de agosto. As matrículas devem ser feitas pelo site da Firjan Senai.

Engenheiro e empreendedor, Vinicius Gomes, fez diversos cursos dentro do SENAI, entre eles o técnico em Mecânica que o levou à universidade. Para ele, o trabalho à frente da empresa é fruto das competências adquiridas a partir do ensino técnico. "O SENAI tinha que fazer parte da vida de todos os jovens, como fez da minha. É uma mudança de comportamento tanto na vida profissional, quanto pessoal. Sempre busquei me aprimorar, mas desde aquele momento as oportunidades nunca mais deixaram de existir", disse.

Marcos Alex Ramos da Silva também reconhece que o atual emprego como instrutor técnico em uma empresa de equipamentos de perfuração e de movimentação de carga foi alcançado a partir de diversos cursos e reconhecimentos durante sua vida no SENAI. "Foram muitos cursos que me formaram para o que sou hoje. Tive a oportunidade de ser reconhecido como campeão nacional da Olimpíada do Conhecimento e de poder me tornar instrutor de uma instituição que tanto admiro", disse.

Mercado de trabalho

Com o mercado de trabalho em retomada e diversos segmentos industriais dando sinais de recuperação, como Petróleo e Gás e Construção Civil, a capacitação profissional fica ainda mais necessária para quem segue na luta por emprego. Segundo análise feita pela Firjan a partir da plataforma Retratos Regionais, a Construção Civil fluminense registrou saldo de 5.462 postos de trabalho entre janeiro e abril deste ano, sendo o melhor desempenho entre os segmentos da indústria no Estado do Rio. Na região Centro-Norte, as confecções e as empresas de fabricação de produtos de metal também vêm abrindo postos de trabalho, contribuindo para o saldo de 1.200 vagas criadas nos primeiros quatro meses do ano.

Segundo Gil Mairon, coordenador de Educação Profissional da Firjan SENAI em Nova Friburgo, os próximos meses serão de contratações, intensificando o que já é visto agora. "Após a pandemia veremos uma corrida por profissionais devido ao movimento natural de recuperação econômica em diversos setores. Especialistas garantem que esse processo deverá começar por Serviços, que hoje ainda está em baixa. Além disso, investimentos já prometidos em Petróleo e Gás dão a esperança da criação de muitos empregos. Por isso, a capacitação na Firjan SENAI atua para uma formação ampla, com objetivo de aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho do futuro", explica.

Para Mairon, a versatilidade de algumas profissões vai nortear as contratações das empresas, já que transformação e adaptabilidade são palavras de ordem para o novo mundo do trabalho. "A iniciativa privada busca trabalhadores que atuam em áreas transversais, que tenham habilidades e competências que permitam inovar tanto no seu papel social quanto na indústria", garantiu o educador.

Destaque nacional

Os estudantes que se inscreverem em cursos técnicos em Nova Friburgo ainda poderão usufruir do diferencial de ter um dos melhores ensinos do Brasil. Em fevereiro, a unidade foi eleita a terceira melhor no técnico em Mecânica no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep), o que ressalta a qualidade do ensino e a capacidade de troca de conhecimento da equipe de instrutores e pedagogos.

"Este é o mais importante indicador da qualidade da educação profissional no país. Os jovens que fizeram os exames colocaram as nossas escolas mais uma vez na frente e isso mostra que o trabalho vem sendo bem feito ano após ano. Quem ganha com isso são as empresas que absorvem profissionais competentes, prontos para o mercado de trabalho e os alunos que têm a certeza de que estão adquirindo conhecimento prático valioso na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho", garante Mairon.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)