Petrópolis, RJ, tem 37% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose

Dos 242 mil moradores da cidade, 15,44% completaram a imunização com a segunda dose

Por Redação Portal Fri Notícias em 09/06/2021 às 17:00:29
Dentre os 242.058 moradores de Petrópolis maiores de 18 anos – população apta a receber a vacina contra a covid-19 – 36,96% já receberam a primeira dose e 15,44% completaram o ciclo de imunização com a segunda dose. Os números são superiores as médias do país que são de 30,99% e 14,39% respectivamente em relação a população vacinável.

"Estamos avançando com a campanha de imunização a medida em que o município recebe novos lotes de vacinas. Todos os esforços estão sendo feitos para ampliarmos os públicos e acelerarmos a vacinação para imunizarmos os petropolitanos o mais rápido possível, mas para isso é fundamental que a cidade receba lotes maiores de vacinas", destaca o prefeito interino, Hingo Hammes.

Até a última segunda-feira, (07), Petrópolis tinha 89.480 pessoas vacinadas com a primeira dose (D1) e 37.376 que receberam a segunda dose (D2). Considerando o total de moradores da cidade (306.678 habitantes), o município tem 29,17% dos moradores vacinados com a primeira dose e 12,18% com o ciclo de imunização completo. Os índices estão acima da média do Estado - 21,28% (D1) e 9,76% (D2) - e do país – 23,41% (D1) e 10,87% (D2).

A Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (08/06) a vacinação de pessoas com comorbidades acima dos 18 anos. Nesta quinta-feira (10/06) uma nova ampliação será feita, com a abertura de cadastro para pessoas sem comorbidades a partir de 59 anos. O secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho explica que todo um planejamento vem sendo feito para que a vacinação avance de forma responsável.

"A equipe da Epidemiologia tem estrutura e capacidade para acelerar a vacinação dos petropolitanos. Temos médias de vacinação superiores às do estado e do país em relação ao total de habitantes, e índices ainda melhores quando se analisa a população apta a receber a vacina – as pessoas acima de 18 anos. A medida em que a cidade receba lotes maiores, iremos avançar ainda mais", explica Aloísio Barbosa da Silva Filho.

A campanha de imunização vem sendo feita em 10 pontos distribuídos nos cinco distritos. Para receber a vacina é necessário preencher o cadastro no site da prefeitura.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Podem se cadastrar para a vacinação no momento:

- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos

- Profissionais da Educação acima de 18 anos que atuam na Educação infantil (crianças de 0 a cinco anos) em Centros de Educação Infantil e em escolas que têm turmas da educação infantil

- Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos

- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos

- Pessoas com autismo maiores de 18 anos

- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 18 anos.

- Pacientes renais crônicos em diálise com mais de 18 anos

- Pessoas com paralisia cerebral maiores de 18 anos

- Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)

* Pessoas com mais de 59 anos poderão se cadastrar a partir de quinta-feira (10.06)

* Gestante e puérperas com comorbidades acima de 18 anos (não precisam se cadastrar previamente e devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina)

A vacinação de gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades, está sendo feita com a aplicação da vacina CoronaVac. As doses do imunizante do Butantan destinadas a este público estão sendo aplicadas em dois pontos da cidade: no campus da UCP Benjamin Constant (Centro) e no Parque Municipal, em Itaipava.
Por Redação Portal Fri Notícias
Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas