WhatsApp

Prefeitura de Itaperuna, RJ, segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

Até o dia 28 de maio, 32.282 doses de vacina foram aplicadas no município.

Por Redação Portal Fri Notícias em 31/05/2021 às 16:34:03
Secretário Marcelo Ferreira e a coordenadora Jociene Almeida traçando estratégias de trabalho. (Foto: Divulgação)

Secretário Marcelo Ferreira e a coordenadora Jociene Almeida traçando estratégias de trabalho. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que segue segue o Plano Nacional de Operacionaliza√ß√£o da Vacina√ß√£o contra a Covid-19, e acompanha o planejamento estabelecido pelo Ministério da Saúde, vacinando os grupos priorit√°rios conforme estabelece o Governo Federal.

Em ofício circular SES/SUBVAPS SEI N¬ļ 78, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde no último dia 27 maio, o documento destaca a continuidade da realiza√ß√£o da Campanha de Vacina√ß√£o contra a Covid-19 no Estado do Rio, conforme o previsto na Medida Provisória (MP) n 1.026, de 6 de janeiro de 2021, considerando a necessidade de garantir a uniformidade da vacina√ß√£o contra a Covid-19 no √Ęmbito estadual, de forma a proteger a popula√ß√£o de maior risco de adoecimento e maior risco de evolu√ß√£o para formas graves.

O ofício ainda ratifica que as vacinas vem sendo disponibilizadas de forma gradativa pelo Programa Nacional de Imuniza√ß√£o do Ministério da Saúde, em fun√ß√£o da escassez de doses; e considera a necessidade de garantir a vacina√ß√£o do público alvo priorit√°rio, definido pelo Ministério da Saúde na sua integralidade.

De acordo com Marcelo Ferreira, secret√°rio Municipal de Saúde, é preciso seguir o Plano Nacional.

"Infelizmente, ainda n√£o h√° vacinas suficientes para toda a popula√ß√£o. O município de Itaperuna vem seguindo o Plano Nacional de Operacionaliza√ß√£o da Vacina√ß√£o contra a Covid-19 e a distribui√ß√£o da vacina, vem sendo realizada de forma proporcional e igualit√°ria para os municípios, por isso, as doses chegam semanalmente em quantidades inferiores ao ideal. Mesmo diante de todas essas dificuldades, estamos trabalhando bastante e j√° administramos mais de 30 mil doses da vacina", explica o secret√°rio.

Até o dia 28 de maio de 2021 foram administradas 32.282 doses no município itaperunense, sendo a primeira dose, 21.893; e a segunda dose 10.389.

Segundo a enfermeira Jociene Almeida, coordenadora do Setor de Imuniza√ß√£o, é frequente a procura de pessoas mencionando algum tipo de Lei, que estabelece determinado grupo como priorit√°rio.

"Nós estamos cientes que h√° leis recentes, sancionadas no Estado do Rio que priorizam alguns grupos, mas, nós só vamos poder vacinar essas pessoas, quando o Ministério da Saúde enviar as vacinas para atender a esses grupos, especificamente. O município est√° seguindo o Plano Nacional e nós dependemos das doses enviadas pelo Governo Federal", esclarece a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que continuar√° divulgando, semanalmente, os grupos a serem vacinados em seus canais oficiais, incluindo as redes sociais. N√£o h√° necessidade de ir ao Posto de Saúde Dr. Raul Travassos buscar por essa informa√ß√£o, basta consultar na Internet. Evite aglomera√ß√Ķes!

A pandemia da Covid-19 n√£o acabou. Por isso, a Prefeitura de Itaperuna pede à popula√ß√£o que evite sair de casa. Precisou? Use a m√°scara. N√£o é só por um. É por todos!

Comunicar erro
Publicidade Anuncie

Coment√°rios

WhatsApp