UBT de Itaperuna, RJ, promove Concurso de Trovas 2021

Secretaria Municipal de Educação incentiva professores e alunos a participarem das Oficinas de Trova

Por Redação Portal Fri Notícias em 23/04/2021 às 17:17:55
Reunião com Alexandra Braga, Jane Bauer, Marina Caraline, Lúcia Spadarotto e Luciana Pessanha Pires. (Foto: Reprodução)

Reunião com Alexandra Braga, Jane Bauer, Marina Caraline, Lúcia Spadarotto e Luciana Pessanha Pires. (Foto: Reprodução)

Promovido e realizado pela União Brasileira de Trovadores - UBT - Seção de Itaperuna, o concurso tem por finalidade a promoção e divulgação da trova, bem como a descoberta de talentos e incentivo à escrita. Para inscrições e outras informações, basta acessar o site da UBT Itaperuna e ficar atento ao prazo limite de inscrição, que vai até 30 de junho de 2021, às 23h59min.

Os temas serão divididos em trovas líricas e filosóficas, sendo de abrangência Nacional/Internacional, Brasil e demais países de língua portuguesa, nas categorias veterano: "Brisa"; e novo trovador: "Centelha". No âmbito Estadual (apenas o Estado do Rio de Janeiro), com a categoria veterano: "Orvalho". E no âmbito municipal estudantil (apenas em Itaperuna), com as categorias 2º Ciclo do Ensino Fundamental: "Água"; e Ensino Médio: "Terra".

Os temas de âmbito municipal estudantil propõem o fortalecimento da discussão ambiental sobre a vida na água e na terra, além da devida importância da preservação desses ecossistemas.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) vem incentivando professores e alunos a participarem das Oficinas de Trova, oferecidas pelo Projeto Juventrova da Seção da UBT de Itaperuna. Duas oficinas já foram ministradas aos professores, através de encontros online.

Já os alunos, das turmas de 6º ano da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças e Escola Municipal Henriett Amado (CIEP 467), participarão quinzenalmente de encontros online, quando terão a oportunidade de aprender e preparar suas respectivas trovas, visando a participação no concurso.

O Projeto Juventrova da União Brasileira de Trovadores é uma ferramenta lúdica de auxílio ao professor de Português à introdução da criança e do adolescente ao estudo do idioma, utilizando a forma poética Trova, o mais antigo gênero poético, cuja simplicidade de aplicação é motivadora aos estudantes. O Projeto utiliza como ferramentas, oficinas, palestras e concursos, que propiciam interação entre os estudantes e ainda estimula a curiosidade necessária ao progresso do aprendizado.

No mês de março, estiveram reunidas de forma remota, ajustando alguns detalhes, Alexandra Braga, assessora de programas e projetos da SEMED; Jane Bauer; Luciana Pessanha Pires, presidente da UBT (seção Itaperuna-RJ); Marina Caraline, coordenadora da UBT (seção Itaperuna-RJ), vice-presidente administrativa e coordenadora do concurso no âmbito Municipal estudantil; e Lúcia Spadarotto, coordenadora do projeto Juventrova da União Brasileira de Trovadores.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)