Reta final: inscrições gratuitas para curso Pré-Enem da Firjan SESI vão até domingo, (18)

Jovens de Nova Friburgo, Petrópolis e Três Rios podem participar da seleção que é por ordem de chegada. As oportunidades são para alunos do 2º ou 3º ano do Ensino de qualquer escola da rede pública ou pessoas que já concluíram o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos

Por Redação Portal Fri Notícias em 14/04/2021 às 21:17:32
Foto: Paula Johas

Foto: Paula Johas

Restam poucos dias para o fim do prazo de inscrições para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Os interessados têm até domingo, 18 de abril às 17h para se candidatar a uma das vagas gratuitas oferecidas pela Firjan SESI. No edital são disponibilizadas 50 vagas para Petrópolis, 50 para Nova Friburgo e outras 50 para Três Rios, numa parceria com a Firjan SENAI. O objetivo é contribuir para a formação de jovens e ampliar as possibilidades de acesso às concorridas vagas nas universidades, que são conquistadas por meio da nota no Enem.

De acordo com o gerente de Educação Básica da Firjan SESI, Giovanni Lima, a federação visa contribuir de forma efetiva na formação desses jovens. "A nota no Enem é a porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, mas nosso objetivo vai além desta nota. Visamos o desenvolvimento de habilidades específicas para o exame, não somente para o êxito dos alunos nesta prova, mas para ampliação da visão crítica e social necessárias ao exercício pleno da cidadania, que futuramente, podem contribuir para o desenvolvimento da indústria", afirma.

Para participar é preciso ter idade mínima de 15 anos, estar matriculado em uma turma do 2º ou 3º ano do Ensino Médio (da Educação Regular ou da Educação de Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou já ter concluído o Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas no site da Escola Firjan Sesi, onde o candidato deve inserir a documentação completa exigida.

Após o período de inscrição, a documentação dos candidatos será analisada para verificação do cumprimento de pré-requisitos para participação. Se classificado, segundo ordem de inscrição, dentro do número de vagas disponíveis para a unidade escolar que se inscreveu, o candidato estará apto a se matricular no curso.

A escola fará contato para confirmar o horário das turmas, assinatura do termo de adesão ao curso e formalização da matrícula. A lista de candidatos classificados também será disponibilizada no dia 21 de abril, no site da Escola Firjan SESI, onde o edital completo também está disponível. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Carga Horária

As aulas terão início a partir da abertura das turmas, que devem ter quantidade mínima de 30 alunos e máxima de 50, dentro do período do curso: de 26/04 a 29/12.

O curso terá carga horária semanal de 18 horas/aula, sendo 12 horas/aula on-line e ao vivo, e 6 horas/aula em regime de estudo dirigido (aluno estuda sozinho, com atividades direcionadas, deixadas pelo professor). A carga horária total de 648 horas/aula será dividida nas áreas de Linguagens (Português/Produção Textual), Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), Ciências Humanas (História e Geografia) e Matemática, buscando oferecer ao candidato, além do conteúdo de cada disciplina, normas, instruções, informações e orientações relativas à prova.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)