Procon de Rio das Ostras, RJ, orienta consumidores para Black Friday

Procon do município disponibiliza uma série de dicas para o consumidor fazer bons negócios e não ter nenhum tipo de arrependimento.

Por Redação Portal Fri Notícias em 19/11/2020 às 13:49:01

O Procon de Rio das Ostras, RJ, alerta aos consumidores sobre o período de promoções da Black Friday que acontece neste mês de Novembro.

O objetivo é evitar transtornos na hora da efetivação da compra, principalmente se for feita pela internet.

Para esse período, o Procon do município disponibiliza uma série de dicas para que o consumidor possa realizar bons negócios e não se arrepender da compra.

Uma das dicas do coordenador executivo do Procon Rio das Ostras, Rafael Macabu, é fazer uma pesquisa de preço entre lojas concorrentes antes de efetivar a compra. "A pesquisa é importante porque o consumidor pode achar diferenças expressivas de preços do mesmo produto entre uma loja e outra", explicou.

Confira mais dicas:

- Para evitar o endividamento, o consumidor não deve se deixar levar pelo impulso e adquirir apenas o que realmente precisa;

- As compras online só devem ser feitas em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que estão tentando obter informações pessoais;

- Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;

- Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;

- Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores

- Golpes virtuais: Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site

- Recomenda-se que o consumidor faça uma lista dos produtos que precisa ou deseja comprar, e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

- Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

- Sempre duvidar de preços absurdamente mais baixos e compra apenas em boleto bancário.

- Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

- Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual, e se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

- De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para "se arrepender", cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Para maiores informações, esclarecimentos e reclamações, procure o Procon, pelo telefone (22) 2771-6581 ou pelo email [email protected].

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