Instalação de tomógrafo na UPA de Teresópolis, RJ, reduz tempo de atendimento

De janeiro a março, o equipamento já realizou quase 3 mil exames computadorizados. De acordo com a Prefeitura, atendimento de 5 horas passou para 10 minutos.

Por Redação Portal Fri Notícias em 06/04/2021 às 16:07:58
Tomógrafo trouxe agilidade no atendimento da UPA em Teresópolis, RJ. (Foto: Divulgação/PMT)

Tomógrafo trouxe agilidade no atendimento da UPA em Teresópolis, RJ. (Foto: Divulgação/PMT)

A instalação de um novo tomógrafo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teresópolis, RJ, reduziu o tempo de atendimento na unidade.

Instalado no final de dezembro de 2020, para uso exclusivo da unidade, atendimento 24h já realizou quase 3 mil tomografias computadorizadas de tórax, crânio, abdômen e outros nesses últimos 3 meses.

O equipamento trouxe agilidade e o fim do deslocamento do paciente para o HCT, reduzindo o tempo de realização do exame de 5 horas para 10 minutos.

Segundo o diretor médico da UPA 24 Horas, Demétrio Arbex, maior rapidez no diagnóstico e na definição da conduta médica são os maiores benefícios para o paciente. "Com o exame em mãos, o médico tem condição técnica e mais rapidez para definir se é caso cirúrgico, de internação ou de tratamento domiciliar e ainda evitar que pacientes em situação grave descompensem no trajeto até o hospital. Fazer os exames aqui também reduziu o número de saídas da ambulância com equipe médica e enfermeiros da unidade", relatou.

Desde 2010, pacientes que davam entrada na UPA com indicação de exame de imagem eram transportados de ambulância até o Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCTCO) para a realização. A máquina também facilitou o diagnóstico de Covid-19 em pacientes sintomáticos. Hoje, o tomógrafo registra em média 50 exames por dia. E, segundo Demétrio, a expectativa é que em breve também sejam realizados os exames eletivos ambulatoriais na UPA.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)