Firjan Sesi prorroga Programa Testes Covid-19 para trabalhadores das indústrias até junho

Lançado em abril do ano passado, iniciativa já testou quase 7 mil trabalhadores de 150 empresas no Centro-Norte Fluminense. Nova Friburgo tem 6.447 testes realizados

Por Redação Portal Fri Notícias em 22/03/2021 às 14:08:19
Coleta para amo

Coleta para amo

Com novo aumento nos casos do novo coronavírus em todo o país, a Firjan SESI estendeu o prazo do Programa Testes Covid-19 até junho de 2021. A estratégia de combate à doença teve início em abril do ano passado e testou colaboradores de 840 empresas, de 77 sindicatos espalhados pelo estado. Nova Friburgo é a cidade do interior fluminense com mais testes realizados: foram 6.447 exames em 144 empresas. Somando os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro e Macuco 6.927 trabalhadores já foram testados em todo a região Centro-Norte.

O objetivo do programa da Firjan SESI é agilizar o diagnóstico da Covid-19, contribuindo para evitar a propagação do coronavírus no estado e manter a capacidade produtiva da indústria, prezando pela saúde dos trabalhadores e da população.

Segundo a presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense, Márcia Carestiato Sancho, a iniciativa contribuiu para que as empresas pudessem seguir funcionando e garantindo a saúde de seus colaboradores. "As empresas seguem todas as recomendações dos órgãos competentes desde o início da pandemia e, por isso, nossa região tem o maior número de testes realizados em todo o Estado do Rio. Os empresários sempre se mostraram preocupados com as vidas de seus colaboradores e o funcionamento da economia. Não à toa, os números mostram que muitas vezes o funcionário está mais seguro em seu local de trabalho do que na própria casa", afirmou a presidente.

Para micro e pequenas indústrias, com até 100 empregados, o serviço continua sendo oferecido de forma gratuita. Este grupo poderá solicitar nova testagem dos seus colaboradores, caso seja necessário. Para as médias e grandes indústrias, os testes saem a preço de custo. As solicitações podem ser feitas pelo link https://bit.ly/32BMWZi.

Embora iniciada a imunização da população, ainda não há vacina para todos os brasileiros. Diante deste cenário, como estratégia de combate à Covid-19, a testagem em massa e o rastreamento de contatos (contact tracing) – detecção dos indivíduos que tiveram contatos com uma pessoa com o vírus – se mostram ferramentas importantes por fornecerem um maior número de informações. Essa combinação estratégica permite um maior potencial para a tomada de decisão e a gestão dos impactos causados pela pandemia do coronavírus.

"A combinação desses resultados ressalta a importância da testagem frequente, uma vez que mesmo sem apresentar sintomas, este trabalhador pode transmitir o coronavírus. Assim, a identificação mais rápida de indivíduos com Covid ajuda no combate do SARS-CoV-2", destaca o pesquisador-chefe do Centro de Inovação SESI Higiene Ocupacional (CIS HO), Antonio Fidalgo.

O método do teste molecular RT-PCR realizado pela Firjan SESI é feito a partir da coleta de secreção da garganta e das narinas, sem procedimento invasivo, de fácil coleta e com capacidade de identificação do vírus antes mesmo do aparecimento dos sintomas. A contratação desse serviço é indicada para as indústrias que mantêm seu processo produtivo operando com trabalhadores de forma presencial.

Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Comentários

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas