Empreendedorismo feminino é destaque da Semana Global do Empreendedorismo

Sebrae Rio realiza uma série de ações para fortalecer os negócios liderados por mulheres em todo estado

Por Redação Portal Fri Notícias em 17/11/2020 às 03:40:00

A programação da Semana Global do Empreendedorismo (SGE) será marcada pelas comemorações do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, em 19 de novembro. Criada pela ONU, a data busca valorizar as mulheres e seus negócios. Levantamento feito pelo Sebrae em todo país mostra que as mulheres têm uma maior capacidade de implementar inovações em suas empresas do que os homens. Cerca de 42% delas passaram a comercializar novos produtos/serviços, desde o início da crise do coronavírus, contra 37% dos homens. Os dados demonstram ainda que os homens são mais propensos a contrair dívidas do que as mulheres - 53% deles buscaram empréstimo bancário desde o começo da crise, enquanto 54% das mulheres preferiram não se endividar.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C 4º Tri 2019), realizada pelo IBGE, o país tem 9,5 milhões de mulheres empreendedoras e, no Estado do Rio de Janeiro, elas representam mais de 900 mil negócios.

Só este ano, o Sebrae Rio realizou cerca de 791 mil atendimentos, o que inclui orientação, consultorias, oficinas etc. Deste total, mais da metade são de mulheres. O Programa Sebrae Delas é uma das formas de atendimento. Seu objetivo é tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, além de promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino.

Uma dessas empreendedoras é a Tatiana Pitanga, da Ponto de Equilíbrio, em Niterói. O espaço é dedicado ao bem-estar e qualidade de vida em aulas. "Ao participar do programa, o Sebrae ajudou, além da administração do tempo, na elaboração de um planejamento e de um plano de ação para fazer o negócio acontecer. Também desenvolvi um olhar mais específico e obtive mais conhecimento para a gestão do meu negócio."

Desde sua criação, em junho do ano passado, o Sebrae Delas já capacitou 230 mulheres em todo o estado. Essas donas de negócios receberam mais de 700 consultorias individuais com foco em modelagem de negócio, finanças, vendas, planejamento e marketing digital, além de participarem de capacitações coletivas para o desenvolvimento de habilidades comportamentais. O Sebrae Rio também orientou essas empreendedoras para a adaptação e criação de produtos para públicos específicos e realizou talks sobre renegociação de dívidas, fortalecimento de redes, planejamento pós pandemia, meios de pagamentos digitais, entre outros.

Pequenas inovações fazem toda a diferença no negócio. A empresária Bianca Ramos, da My Lovin Cake, em Vargem Grande, zona oeste do Rio, aumentou as vendas da confeitaria, mesmo durante a crise, com a implantação de um QRCode nas embalagens e o serviço de delivery. A ampliação do atendimento impactou positivamente no faturamento.

Outra história de sucesso é o da Fernanda Aimée. Tudo começou em um carro cheio de garimpos, o Bazar Móvel, que rodava pela cidade de Petrópolis e, agora, além de loja física com o mesmo nome, vende seus produtos online.

Semana Global do Empreendedorismo

Começou nesta segunda-feira, (16) e vai até 22 de novembro a maior iniciativa dedicada ao empreendedorismo no Brasil. Organizada pelo Sebrae e um conjunto de instituições parceiras, a edição 2020 terá como tema "Retomada da Economia e o Papel do Empreendedorismo" e será realizada totalmente online, por causa da pandemia.

No Rio de Janeiro, o Sebrae realizará, durante toda a Semana, talks sobre "Meios eletrônicos de pagamento", "Gestão Financeira e Acesso ao Crédito", "Empreendedorismo Digital", "Impactos do Open Banking e Pagamentos Instantâneos no Mercado de Crédito", "Empreendedorismo LGBT", "Gestão de Alta Performance","Empreendedorismo Feminino X Instagram, "Habilidades soft skills fortalecem os negócios liderados por mulheres". Acesse aqui a programação - http://bit.ly/sge-rio

Aconteceu nesta segunda o evento de abertura, com palestras sobre Afroempreendedorismo, com Fabrício Oliveira, fundador da Fowler; Empreendedorismo Feminino, com Carina Gewerk, fundadora da Trinks, e Empreendedorismo Prateado, com Maria Alice Ferruccio da Rocha, diretora-adjunta de Carreira e Empreendedorismo da Escola Politécnica da UFRJ e integrante do Movimento Longevidade Brasil no pilar Trabalho e Empreendedorismo.


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)