Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Restrições

Prefeitura de Nova Friburgo, RJ, atualiza decreto com novas regras para funcionamento das atividades econômicas

Ainda em bandeira vermelha, comércio agora funcionará de segunda a sexta com horário reduzido. Bares, indústrias e restaurantes também tiveram funcionamento alterado.


Foto: Divulgação/PMNF

Na tarde deste domingo, (17), o prefeito de Nova Friburgo, RJ, Johnny Maycon, convocou uma reunião emergencial com representantes do Comitê Operativo de Emergência (COE), para debater novas medidas de combate ao coronavírus no município.

Diante do atual cenário de pandemia no município, com o número crescente de casos de Covid-19 e ocupação dos leitos de UTI e enfermaria oferecidos pela rede pública de saúde ocupados em sua totalidade, Johnny anunciou após reunião, que novas regras seriam estabelecidas para o funcionamento das atividades econômicas na cidade.

O novo regramento da bandeira vermelha passa a valer a partir da próxima quarta-feira, (20), para que as instituições possam se ajustar.

A partir desta data, a Prefeitura informou que irá intensificar as fiscalizações com notificações e advertências em caso de descumprimento do decreto.

As principais mudanças são:

- As indústrias terão que reduzir a taxa de ocupação para 20% na bandeira roxa e 40% na bandeira vermelha;

- O comércio funcionará com horário reduzido. Nas bandeiras vermelha e laranja, de segunda à sexta, das 10 às 18h não funcionarão aos sábados;

- Restaurantes, praças de alimentação e lanchonetes funcionarão de forma excepcional com suas atividades somente na modalidade delivery, ficando proibida a retirada na local.

- Na bandeira vermelha os bares permanecerão fechados, apenas com delivery, sem retirada na porta;

- Os shoppings centers poderão funcionar com redução no horário de funcionamento e cinemas não funcionarão nas bandeiras roxa, vermelha e laranja;

- Hotéis e pousadas na bandeira roxa não poderão funcionar. Na bandeira vermelha apenas com 50% da sua capacidade de ocupação;

- Instituições religiosas não poderão funcionar na bandeira roxa. Nas demais bandeiras fica autorizado o funcionamento com percentuais reduzidos e regramento para ritos;

- Clubes sociais permanecerão fechados nas bandeiras roxa e vermelha;

- Atividades de festas e demais que promovam aglomeração estão proibidas.

O novo decreto também recomenda que a população, toda vez que entrar ou sair de um estabelecimento, faça a higienização das mãos. E quando tocar em alguma superfície, material ou alimento, também higienize as mãos. A obrigatoriedade do uso da máscara também fica mantida.

"Não entramos na bandeira roxa porque temos que obedecer a todos os critérios epidemiológicos que construíram esse embandeiramento, esse escalonamento. Então todo estudo que foi feito até aqui a gente não pode desprezar. Até porque, a qualquer momento, a gente pode sofrer o processo de judicialização, por isso que a gente está fazendo e tomando todas as medidas com embasamento legal e não estamos fazendo nada de um dia para o outro para que os segmentos e as instituições, de um modo geral, se preparem" – disse Johnny Maycon.

O novo decreto na íntegra, com as devidas atualizações, estará disponível no Diário Oficial desta segunda-feira, (18).

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!