Nos municípios do interior do estado do Rio de Janeiro, mais de 29,1 mil famílias de menor renda ainda podem solicitar a substituição da antena parabólica tradicional pelo modelo digital, de forma 100% gratuita. É o que indica a estimativa realizada pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo serviço.
Considerando as regiões do estado, a Região dos Lagos é onde está a maior parte das famílias: mais de 13 mil ainda podem estar aptas a receberem o benefício. No norte e noroeste são cerca de 6,3 mil famílias, assim como no centro-sul fluminense; na região serrana, 1,4 lares ainda podem ser beneficiados e na costa verde, são cerca de 350.
Nessas regiões, pouco mais de 107 mil famílias tiveram o equipamento instalado gratuitamente até o momento. No país, este número ultrapassa os 4 milhões.
Quem pode solicitar
A substituição gratuita é direcionada a famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham uma parabólica tradicional funcionando em casa. É preciso substituir o equipamento por causa do avanço da tecnologia 5G, que atua em uma faixa de frequência muito próxima à utilizada pelas antenas tradicionais. Com o avanço do 5G, os usuários da parabólica tradicional podem sofrer com interferência e até a perda completa do sinal de TV.
Todas as famílias que atenderem aos critérios do serviço vão ser atendidas pela Siga Antenado, mas precisam entrar em contato pelos canais oficiais e agendar o serviço. "É importante que as famílias entrem em contato o quanto antes. Muitos canais já foram desligados e, com isso, a população vai perdendo o acesso à TV. Os canais que ainda funcionam sofrem com interferência, baixa qualidade do som e da imagem", explica a gerente de Comunicação da Siga Antenado, Paula Aguiar.
Como solicitar
Para saber se tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a entidade por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. É necessário ter em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). Após a confirmação de que os critérios foram atendidos, será feito o agendamento para a ida do técnico à residência. O processo é totalmente gratuito, desde o agendamento até a instalação do equipamento na residência.
Sobre a Siga Antenado
Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).