Nova Friburgo: 13ª edição da 'Árvore que dá Livros' acontece em dezembro no Espaço Arp

Os livros a serem doados para a montagem da Árvore podem ser deixados em um dos nove postos de recolhimento em diferentes pontos da cidade. Edição acontece no dia 15 de dezembro.

Por Redação Portal Fri Notícias em 24/11/2024 às 21:21:40
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A edição de 2024 da Árvore que dá Livros já tem local e data marcada! Este ano o evento acontecerá no domingo, dia 15 de dezembro, no Espaço Arp, local de referência de cultura, diversidade e entretenimento na cidade.

Símbolo de resistência cultural de Nova Friburgo, a Árvore Que Dá Livros chega ao seu décimo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de levar ao friburguense o gosto e o prazer pela literatura.

O evento é idealizado por um coletivo de amigas e amantes da literatura, e consiste na montagem de uma árvore de Natal feita somente com livros doados pelos moradores da cidade.

Os livros a serem doados para a montagem da Árvore podem ser deixados em qualquer um dos nove postos de recolhimento em diferentes pontos da cidade:

- Livraria Genipapo

- Usina Cultural Energisa

- Educandário Miosótis

- La Benta Confeitaria

- Casa da Serra Carioca

- Sustentarp

- Colégio Estadual Dr João Bazet

- CPM

A montagem da Árvore acontecerá no Bloco 11 e terá início às 9h e, a partir deste horário, o público poderá aproveitar outras atividades que estarão disponíveis no local, como uma exposição de artistas friburguenses dos mais diversos segmentos.

Durante a montagem, às 10h30, o músico e contador de histórias Murillo Soares abre a agenda de atrações. Em seguida, às 12h, o espaço fica aberto para a leitura de poesias, crônicas e contos.

Às 14h30, chega o momento do Café Literário, mediado pela professora Márcia Lobosco, que determina um tema a ser discutido e abre a oportunidade de cada participante escrever sobre o assunto e compartilhar com os colegas. O café será aberto ao público com vagas limitadas, por ordem de chegada. A desmontagem é a última atração, às 16h, encerrando a edição 2024 da Árvore que dá Livros.

Com o objetivo de incentivar a leitura e aproveitar o espírito de partilha característico desta época do ano, os livros que compõem a árvore serão disponibilizados a todos os presentes no evento, que poderão escolher os de sua preferência.

Edições anteriores

Em sua primeira edição, no ano de 2012, o evento ocorreu na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, e contou com a doação de mais de mil livros, recolhidos em três semanas de campanha. Foram distribuídos ao longo do dia cerca de 600 livros, e aqueles que não foram resgatados pela comunidade tiveram como destino o Lar Abrigo Amor a Jesus.

O sucesso do evento deu origem às edições seguintes, que ocuparam diferentes pontos da cidade, como a Usina Cultural Energisa, a Rodoviária Urbana, as praças Getúlio Vargas, das Colônias e Marcílio Dias, o Centro de Turismo, a escadaria do Antigo Fórum, o Espaço Babel, entre outros locais marcantes para a cultura da cidade.

Durante a pandemia, a Árvore que dá Livros aconteceu sem aglomerações, e a desmontagem se deu em formato de live no Instagram. Quem acompanhou ao vivo, pôde escolher e separar os livros favoritos e agendar a retirada no Espaço Babel, onde também aconteceu a última edição do evento, em dezembro de 2023.

Desde a primeira edição até a última, são buscadas instituições que aceitam doações de livros para que os restantes do evento sejam encaminhados para um local especial. Os livros que não são recolhidos no evento e nem encaminhados para doação, são guardados para a edição seguinte da Árvore.

Palavras das organizadoras do envento:

Scheila Santiago, jornalista.

A questão de trabalhar o hábito de doar livros é doar conhecimento, é dividir com o outro o que um dia serviu pra você. Além de promover o encontro físico entre as pessoas num momento em que parte da humanidade só se encontra virtualmente.

Luisa Machado, jornalista.

Durante todas as edições, já passaram pela Árvore que dá Livros mais de 15 mil exemplares de livros de literatura, de diferentes temáticas, para diferentes idades e gostos. É um evento de impacto municipal que precisa ser valorizado.

Rosangela Buarque, professora.

Em tempos digitais, a Árvore que dá Livros traz a magia do livro impresso - seu cheiro, a beleza das ilustrações, os rabiscos nas páginas, aquela declaração de amor disfarçada em dedicatória, o ler, reler e ler de novo quando a história bate forte na mente e no coração. É a celebração da leitura como ferramenta para a ampliação de nossos horizontes, a diversificação de nossas escolhas e a projeção de um mundo, no mínimo, mais livre e prazeroso.

Serviço:

A Árvore que dá Livros - 13ª edição

Data: Domingo - 15 de dezembro

Local: Bloco 11 - Espaço Arp

Montagem • Café Literário • Música • Exposições de arte e literatura • Bate papo • Leituras • Desmontagem

Postos de recolhimento:

Genipapo, Usina Energisa, Miosótis, La Benta, João Bazet, Serra Carioca, Sustentarp, CPM.

Contato: Luisa Machado - (22) 99717-9067

Programação:

9h - Montagem da Árvore

10h30 - Música com Murillo Soares

12h - Poesias • Contos • Crônicas

14h30 - Café Literário com Márcia Lobosco

16h - Desmontagem da Árvore

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)