Os alunos das escolas municipais Belkis Frony Morgado (São Pedro) e Albino Teixeira da Rocha (Providência/2º Distrito), e dos CMEIs José Maria Leitão Carneiro (Parque Ermitage) e José Guarilha Júnior (Sebastiana/3º Distrito), foram contemplados com o projeto 'Estante de Contos', voltado para o incentivo à leitura, disponibilizando livros em acervo físico e de forma online, além de contação de histórias. A iniciativa integra a Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com produção da Centralink Projetos Incentivados e patrocínio do Grupo Águas do Brasil e da concessionária Águas da Imperatriz.
"Agradecemos por Teresópolis ser uma das cidades escolhidas para ser contemplada com esse projeto de incentivo à leitura, beneficiando quatro das nossas unidades de ensino, duas na cidade e duas no interior. Tenho certeza de que o projeto vai contribuir de maneira especial na formação dos nossos estudantes", frisou o Prefeito Vinicius Claussen.
Nesta quinta-feira, (07), a magia da contação de histórias tomou conta da Escola M. Belkis Frony Morgado. Os alunos ficaram encantados com os personagens e as histórias contadas pelo artista Tiago dumard. A diretora da escola, Rosângela de Rezende Ligneul, destacou que a unidade vem trabalhando durante o ano com projetos literários, com leitura, dramatização, exposições, com materiais produzidos pelos alunos.
"Nosso ano letivo foi voltado para o estímulo à leitura. Tivemos, inclusive, um trabalho especial com a escritora Ana Maria de Andrade. E o 'Estante de Contos' se soma à nossa filosofia de trabalho. Estamos felizes por receber o Tiago e proporcionar mais um momento lúdico para os nossos alunos", enfatizou a diretora da escola.
A atividade contou com a presença do superintendente da concessionária Águas da Imperatriz, Jackson Pires. "O Grupo Águas do Brasil e a concessionária Águas da Imperatriz têm o objetivo de promover a interação com as crianças das cidades onde atuamos e, aqui em Teresópolis, nós estamos trazendo esse projeto para as escolas, com uma proposta de incentivo à leitura e à cultura. Com isso, a gente reforça o nosso compromisso com a Educação e o desenvolvimento das crianças, por meio dessas atividades lúdicas, despertando o interesse delas pelo mundo mágico da Literatura".
O projeto entregou estantes personalizadas com temas da literatura infantil e recheadas com um acervo contendo 200 livros e gibis novos para as quatro escolas municipais. Na parte superior da estante, um baú guarda dedoches desenvolvidos a partir dos acervos, uma cortina e bases para transformar a parte de cima da estante em um teatrinho, além de um tapete para ser utilizado em atividades ao ar livre e sacolas personalizadas para as crianças levarem livros para casa e fazer leituras em família.
Sobre o projeto 'Estante de Contos'
O projeto Estante de Contos está beneficiando e incentivando a leitura para aproximadamente 12 mil crianças. Mais informações sobre o projeto Estante de Contos podem ser acessados no site do projeto ou pelas redes sociais (Instagram: @centra.link). O projeto, além do acervo físico, disponibiliza livros para leitura online, que estão disponíveis para todos gratuitamente através da Estante de Contos virtual em seu site.