Escolas municipais de Teresópolis, RJ, recebem projeto de incentivo à leitura e contação de histórias

O projeto entregou estantes personalizadas com temas da literatura infantil e recheadas com um acervo contendo 200 livros e gibis novos para as quatro escolas municipais.

Por Redação Portal Fri Notícias em 08/11/2024 às 21:38:59
Contos Escola Belkis. (Foto: Jorge Maravilha)

Contos Escola Belkis. (Foto: Jorge Maravilha)

Os alunos das escolas municipais Belkis Frony Morgado (São Pedro) e Albino Teixeira da Rocha (Providência/2º Distrito), e dos CMEIs José Maria Leitão Carneiro (Parque Ermitage) e José Guarilha Júnior (Sebastiana/3º Distrito), foram contemplados com o projeto 'Estante de Contos', voltado para o incentivo à leitura, disponibilizando livros em acervo físico e de forma online, além de contação de histórias. A iniciativa integra a Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com produção da Centralink Projetos Incentivados e patrocínio do Grupo Águas do Brasil e da concessionária Águas da Imperatriz.

"Agradecemos por Teresópolis ser uma das cidades escolhidas para ser contemplada com esse projeto de incentivo à leitura, beneficiando quatro das nossas unidades de ensino, duas na cidade e duas no interior. Tenho certeza de que o projeto vai contribuir de maneira especial na formação dos nossos estudantes", frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

Nesta quinta-feira, (07), a magia da contação de histórias tomou conta da Escola M. Belkis Frony Morgado. Os alunos ficaram encantados com os personagens e as histórias contadas pelo artista Tiago dumard. A diretora da escola, Rosângela de Rezende Ligneul, destacou que a unidade vem trabalhando durante o ano com projetos literários, com leitura, dramatização, exposições, com materiais produzidos pelos alunos.

"Nosso ano letivo foi voltado para o estímulo à leitura. Tivemos, inclusive, um trabalho especial com a escritora Ana Maria de Andrade. E o 'Estante de Contos' se soma à nossa filosofia de trabalho. Estamos felizes por receber o Tiago e proporcionar mais um momento lúdico para os nossos alunos", enfatizou a diretora da escola.

Foto: Jorge Maravilha

A atividade contou com a presença do superintendente da concessionária Águas da Imperatriz, Jackson Pires. "O Grupo Águas do Brasil e a concessionária Águas da Imperatriz têm o objetivo de promover a interação com as crianças das cidades onde atuamos e, aqui em Teresópolis, nós estamos trazendo esse projeto para as escolas, com uma proposta de incentivo à leitura e à cultura. Com isso, a gente reforça o nosso compromisso com a Educação e o desenvolvimento das crianças, por meio dessas atividades lúdicas, despertando o interesse delas pelo mundo mágico da Literatura".

O projeto entregou estantes personalizadas com temas da literatura infantil e recheadas com um acervo contendo 200 livros e gibis novos para as quatro escolas municipais. Na parte superior da estante, um baú guarda dedoches desenvolvidos a partir dos acervos, uma cortina e bases para transformar a parte de cima da estante em um teatrinho, além de um tapete para ser utilizado em atividades ao ar livre e sacolas personalizadas para as crianças levarem livros para casa e fazer leituras em família.

Sobre o projeto 'Estante de Contos'

O projeto Estante de Contos está beneficiando e incentivando a leitura para aproximadamente 12 mil crianças. Mais informações sobre o projeto Estante de Contos podem ser acessados no site do projeto ou pelas redes sociais (Instagram: @centra.link). O projeto, além do acervo físico, disponibiliza livros para leitura online, que estão disponíveis para todos gratuitamente através da Estante de Contos virtual em seu site.


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)