O programa "Mãos à Horta" realizado pela prefeitura de Itaperuna, RJ, tem se destacado e já se tornou referência na região, já que tem sido bem-sucedida e ajudado na complementação alimentar de muitas famílias no município.
O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com as secretarias de Educação; Saúde; e Assistência Social, Trabalho e Habitação; além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).
Entre os objetivos do programa, beneficiar alunos da Rede Municipal de Ensino e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A horta comunitária principal, está localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions; a nova horta fica na Rua Dr. Antônio Olivier de Paula, Bairro Cidade Nova (em frente à Contábil Med). Além disso, há outras hortas espalhadas pelo município, como escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde) etc.
O "Mãos à Horta" nasceu da ideia de revitalizar áreas ociosas e subutilizadas de Itaperuna, transformando-as em espaços produtivos e verdes. A horta comunitária de Itaperuna desempenha um papel fundamental, principalmente no aspecto social.
Além disso, o projeto está alinhado com práticas sustentáveis, como o uso de compostagem para o reaproveitamento de resíduos orgânicos, o uso de técnicas de plantio agroecológico e a preservação da biodiversidade local.
de acordo com o executivo, a replicação do modelo de sucesso do "Mãos à Horta" pode contribuir para a formação de uma rede de hortas urbanas na região. Ao promover a agricultura urbana, a Prefeitura de Itaperuna estabeleceu como um projeto que não apenas embeleza a cidade, mas também transforma vidas, oferecendo alimentos de qualidade e conscientizando sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.