Nos últimos dois anos, o SustentArp, projeto de sustentabilidade do Espaço Arp, tem se destacado como um exemplo de ação ambiental. Encerrando setembro, mês do meio ambiente, a iniciativa acumula saldo positivo e lança novas ações, impulsionando mudanças significativas que vão além do empreendimento multiuso, atingindo toda a cidade de Nova Friburgo (RJ).
O SustentArp é um espaço físico totalmente dedicado a ações de Sustentabilidade em parceria com a empresa de impacto social Organokits, liderada por Guilherme Campos.
A área contempla a coleta de resíduos variados aberta ao público, possui uma horta orgânica e uma composteira para resíduos orgânicos e de bitucas de cigarro geradas no empreendimento. Recebe visitação de grupos, como escolas públicas e privadas, e oferece um calendário de cursos e oficinas pagos e gratuitos sobre a temática da arte, cultura e sustentabilidade.
No primeiro semestre de 2024, já foram recicladas mais de 15 toneladas de resíduos e foram promovidas 30 oficinas de educação ambiental. No total, mais de 2.300 pessoas foram impactadas com as atividades voltadas à sustentabilidade.
Outra novidade é a coleta de produtos de higiene bucal. Em parceria com a marca suíça Curaprox, os friburguenses podem, agora, descartar corretamente escovas e embalagens de pasta de dente e caixinha de fio-dental, de todas as marcas.
O SustentArp já aceita o descarte de óleo vegetal, tampinhas de polipropileno (pp), cápsulas de café, botijas de gás/fogareiro camping, resíduos eletroeletrônicos (inclusive pilhas e baterias), banners sem uso, material de escrita com componentes plásticos e esponjas plásticas de cozinha.
"Para nós, no Espaço Arp, a sustentabilidade não é encarada como um tema complexo e interdisciplinar, e sim que precisa estar enraizado na cultura e hábitos. O SustentArp representa uma conquista significativa ao trazer a sustentabilidade para dia a dia, promovendo a consciência das opções e responsabilidades de cada um e com isso promovendo também o bem-estar do público, uma de nossas visões para o empreendimento. É um espaço físico onde compartilhamos e cumprimos um de nossos principais valores, a sustentabilidade, e buscamos soluções junto à comunidade para desenvolvermos uma cultura mais sustentável.", comenta Leticia Pimentel, Executiva de Cultura e Sustentabilidade do Espaço Arp.
A sustentabilidade sempre foi parte fundamental da história do empreendimento, desde a fundação da Fábrica de Rendas Arp, em 1911, por Julius Arp, que já demonstrava um entendimento pioneiro sobre empreendedorismo, incorporando responsabilidade social e ambiental ao sucesso comercial.
Diante do crescimento expressivo de público, o Espaço Arp iniciou em outubro de 2021, junto ao Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros da UERJ (LaSQPol), um diagnóstico para identificar oportunidades de melhorar o gerenciamento de resíduos.
O sucesso do projeto impulsionou a criação do Amigos do SustentArp, com o objetivo de atrair mais empresas e parceiros comprometidos com a causa ambiental, integrando a responsabilidade ambiental ao cotidiano empresarial. O movimento reforça a urgência de ações práticas em prol do meio ambiente, em um contexto de crescente conscientização ecológica.