O Brasil vai enfrentar nesta semana a sétima onda de calor em 2024. O sistema que dará início a essa onda de calor, já a partir desta segunda-feira, (23), segue o mesmo padrão das anteriores.
De acordo com o Climatempo, o bloqueio atmosférico se estabelece na região central do Brasil, intensificando a massa de ar quente, que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, favorecendo assim, o calor extremo. Com a chegada da primavera, o Brasil passa a ter uma maior incidência de radiação solar, o que contribui ainda mais para a elevação das temperaturas.
A nova onda de calor se estenderá até o dia 26 de setembro nas regiões de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, quando a chegada deáreas de instabilidades reduzirão as temperaturas, não configurando mais onda de calor nessas áreas.
Já em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a onda de calor segue até o dia 27 de setembro com possibilidade de prolongamento.
Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, São Paulo, Rio De Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, áreas listadas em vermelho no mapa, terão temperaturas subindo entre 5°C e 10°C graus.
Em outras áreas, representadas em laranja, o aumento será mais moderado, com temperaturas de 3°C a 5°C acima do normal para a época.
A onda de calor acontece por conta do bloqueio atmosférico que atua na região Central do Brasil, o que intensifica a massa de ar quente impedindo a formação de nuvens carregadas, dificultando assim, a passagem de frentes frias.