Perdido, novo livro de George dos Santos Pacheco, volta a criticar a sociedade contemporânea em trama surpreendente

Perdido tem como pano de fundo a cidade de Nova Friburgo, entre os anos de 2010 e 2011, período em que a região serrana do Estado do Rio de Janeiro foi devastada pela maior tragédia climática do país.

Por Redação Portal Fri Notícias em 18/09/2024 às 22:52:42
Professor e escritor George dos Santos. (Foto: Divulgação)

Professor e escritor George dos Santos. (Foto: Divulgação)

George dos Santos Pacheco, professor e escritor, volta à cena literária com a obra "Perdido" (Ed. Clube de Autores, 280 páginas), romance policial publicado inicialmente no formato folhetim eletrônico entre os anos de 2022 e 2023. O livro, que já se encontra em pré-venda no Clube de Autores, promete surpreender os fãs do autor, capaz de mesclar situações reais e fictícias num admirável amálgama literário.

Influenciado pelos conceitos do nouveau roman, movimento literário que descreve os experimentos estilísticos de alguns escritores, que criam um estilo essencialmente novo a cada romance, Pacheco inova mais uma vez, além de resgatar o formato folhetim que surgiu em Paris, durante a década de 1830, utilizando a periodicidade dos jornais como estrutura para escritas literárias feitas em episódios diários.

No prefácio, do professor Robério Canto, George confirma em seu novo livro as qualidades que já tinha demonstrado em obras anteriores. "Ao recriar o real, a literatura produz uma catarse, isto é, uma descarga emocional, uma explosão de sentimentos, uma liberação de energias reprimidas. Essa catarse é uma das mais profundas necessidades humanas, pois nos permite expressar o que há de mais enraizado em nós: amor, ódio, ciúme, inveja, ambição, egoísmo, idealismo, compaixão... Assim, ao penetrarmos nesse abismo profundo, somos levados a entender melhor o próximo, o mundo e, mais importante ainda, a nós mesmos. ".

Em "Perdido", o autor recupera o personagem X, um dos protagonistas do romance "O mundo é pequeno demais para nós dois", de 2020, em uma narrativa surpreendente. A obra é uma história impactante e dramática sobre relações de amizade e amor, narrando os momentos que antecederam o desastre climático, revelando a angústia de pessoas reais, numa trama paralela a de personagens fictícios, capturando o leitor desde o primeiro episódio.

O livro tem lançamento marcado para 02 de dezembro, às 18 horas, na Cafeteria Grão Raro, no Centro de Nova Friburgo, e já está em pré-venda no site do Clube de Autores.

Sobre o livro

Início de tarde em Nova Friburgo. Um banco é assaltado; um carro é abandonado, com o motor ainda ligado, no centro da cidade. A princípio, não há relação alguma entre os dois acontecimentos, mas X se vê surpreendentemente envolvido e enredado em migalhas de biscoito que o levam a uma cadeia de crimes cada vez mais complexos e enigmáticos. Os delitos, tão distintos entre si, têm apenas uma coisa em comum: são cometidos por alguém sem rosto e sem voz. Assim, os dias de expediente na Imobiliária tornam-se cada vez mais raros, à medida que X, um homem solitário, beberrão e mulherengo, torna-se obsessivo na busca pelo autor dos crimes e questiona sua própria sanidade, no charco de vidas paralelas e medo que se formou numa cidade a caminho do céu.

Sobre o autor

George dos Santos Pacheco nasceu em Nova Friburgo em 07 de outubro de 1981. É autor de quatorze livros, entre eles o aclamado thriller de suspense O Pacto, tendo estreado na ficção com o romance O fantasma do Mare Dei, em 2010. Laureado em diversos concursos literários, também escreveu os livros de contos Sete - Contos Capitais, Tarde demais para Suzanne, o infantil As aventuras de Frog, o ratinho, o erótico Uma Aventura Perigosa, além da autoficção O mundo é pequeno demais para nós dois. Assina ainda os contos A Dama da Noite e Tarde demais para Suzanne, adaptados para curtas-metragens em 2014 e 2024, respectivamente. Em 2022, publicou o romance histórico O fabuloso Dr. Palhares, em parceria com a historiadora Janaína Botelho.

Serviço

Perdido, de George dos Santos Pacheco

Clube de Autores

280 páginas

R$ 43,12

https://clubedeautores.com.br/livro/perdido

Lançamento: 02 de dezembro, a partir das 18 horas

Onde: Cafeteria Grão Raro, R. Monte Líbano, 34 - Centro, Nova Friburgo

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)