Reaberto no último dia 02 de setembro, após obras de reforma e modernização, o Hemonúcleo de Teresópolis registrou 346 atendimentos até quinta-feira, (12), com 287 doadores aptos e 262 bolsas de sangue coletadas, das quais 258 foram liberadas para atender os hospitais de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto.
Durante esses 10 dias, a unidade da Secretaria Municipal de Saúde recebeu dois mutirões de doações de sangue. O primeiro teve a participação de estudantes do UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos e foi realizado por meio do Projeto Salve Teresópolis, voltado para alunos que desejam ampliar seus conhecimentos na área da saúde, principalmente na prática.
O segundo mutirão reuniu um grupo de atiradores do Tiro de Guerra 01-011, órgão do serviço militar localizado no bairro de São Pedro, onde os jovens participaram do ato de solidariedade para salvar vidas.
Quem pode doar:
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar em bom estado de saúde e apresentar um documento de identidade oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
O Hemonúcleo de Teresópolis funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h.