O ato de cuidar, crescer e criar raízes são só algumas das similaridades que os fios de cabelo compartilham com as árvores. Inspirada na criação de raízes que a peça "Emaranhada – O Vessero de Mavi" surge como uma proposta de valorizar as raízes ancestrais presentes na cabeça. O espetáculo é atração deste domingo (15/09), às 16h, no Sesc Nova Friburgo.
Idealizada e protagonizada pela atriz Amarilis Irani, que vê nos cabelos emaranhados a importância da ancestralidade na criação de autoestima e empoderamento, a peça conta a história de Mavi, uma heroína negra que descobre sua força nos fios. De forma lúdica, a peça parte de uma reflexão sobre a representatividade dos cabelos como forma de identidade pessoal e empoderamento feminino desde a infância.
Mavi é uma menina inventora de palavras e dona de uma cabeleira enorme. Após muitas histórias, algumas em grupo, outras solitárias, ela chega a lugares onde estranhos querem alisar e puxar seu cabelo, transformando-a em alguém diferente. Quais desafios Mavi terá de enfrentar para retomar sua identidade e finalmente se sentir livre das ideias que a prendem? Através da mescla da linguagem teatral com mímica, circo e dança, Irani guia as crianças nessa saga capilar, abordando temas como racismo, aceitação, medos e vitórias.
Com direção de Marcio Moura e escrita pelo autor Luan Valero, na forma de rimas e melodias, a obra foi vencedora do Prêmio Pecinha é a Vovozinha 2022, do crítico Dib Carneiro, na categoria melhor cenário. Recebeu ainda indicação de melhor atriz e destaque no teatro infantil de São Paulo. A apresentação em Nova Friburgo encerra a circulação por unidades do Sesc RJ.