A 11ª edição do FriCine - Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo - acontece nos dias 21 a 28 de setembro, trazendo uma programação diversa e gratuita, espalhada por diversos pontos da cidade. Em 2024, o tema do festival é "O Futuro em Nossas Mãos - Aqui e Agora", e convida toda a população a conhecer os destaques do cinema, participar de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e a refletir sobre a crise climática.
As atividades começam no dia 21 de setembro, sábado. O Espaço Arp sedia a abertura oficial com coquetel e palestra sobre cinema imersivo, seguida pela exibição da experiência "Na Altura do Coração", conduzida por Flávio Mayerhofer, do Studio Meta.AI.
No domingo, 22, um dos destaques do cronograma é a exibição da Mostra Competitiva Regional, com curtas-metragens de produtores audiovisuais da região selecionados através de chamada pública realizada no último mês. Às 20h, o Teatro Municipal apresenta o filme "Os Sapos", filmado em Nova Friburgo, dirigido por Clara Linhart, com presença do elenco e equipe.
As exibições continuam ao longo da semana, incluindo ainda palestras, oficinas e debates. O festival encerra suas atividades no sábado, 28 de setembro.
"O FriCine, Festival Internacional de Cinema Socioambiental, iniciado em 2006, busca conscientizar a população de Nova Friburgo sobre a conexão vital entre questões socioambientais e nosso cotidiano. Ao longo de 18 anos de luta e resiliência, o festival cresceu, chegando à sua 11ª edição com uma programação excepcional, agora viabilizada pela Lei Paulo Gustavo. Em um momento de emergência climática global cada vez mais desafiadora, o festival se reafirma como um evento de extrema relevância, necessário e urgente.", comenta Pedro Cavalcanti, idealizador do FriCine.
Sobre o festival
O FriCine foi criado em 2006, em Nova Friburgo, por Pedro Luiz Cavalcanti e Ana Maria de Hollanda Cavalcanti como mostra informativa internacional e contou com a importante parceria do Circuito Turístico Sabor Mury.
Reconhecido por sua longa história e impacto local e nacional, o festival é um dos mais antigos do Brasil ainda em atividade. Focado na sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural, é uma iniciativa de caráter competitivo internacional. Em suas dez edições já realizadas, ofereceu gratuitamente para a população a exibição de mais de 700 filmes de 50 países, 40 palestras e debates, 30 oficinas, exposições de arte, educação e tecnologia; apresentações de teatro e música, lançamentos de livros e atividades na natureza.
O 11º FRICINE é produzido pelo FriCine, Lack Produções e Clovis Produtora, com realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Prefeitura de Nova Friburgo e Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, através da Lei Paulo Gustavo.