Teresópolis: Programação da abertura da Temporada de Montanhismo segue at√© 23 de junho

Abertura aconteceu neste domingo, (02), com diversas atividades e ações gratuitas.

Por Redação Portal Fri Notícias em 03/06/2024 às 22:48:09
Atividades da abertura da 3ª Temporada de Montanhismo na Praça Nilo Peçanha, no Alto. (Foto: Divulgação)

Atividades da abertura da 3ª Temporada de Montanhismo na Praça Nilo Peçanha, no Alto. (Foto: Divulgação)

Neste domingo, (02), aconteceu a programação de abertura da 3¬™ Temporada de Montanhismo de Teresópolis, RJ. Coleção de sementes - carpoteca, oficinas sobre como se orientar na floresta, bússola artesanal, simulador de asa delta, contato com animais vivos, atividades recreativas e √°rea de piquenique foram algumas ações gratuitas realizadas na Praça Nilo Peçanha no Alto.

O público ainda conferiu, com as equipes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, do Parque Estadual dos Tr√™s Picos e do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, os projetos de observação de p√°ssaros e do Programa de Educação Ambiental 'Educando com o Aurita', de proteção de espécies da fauna e da flora e do sagui-da-serra-escuro, primata ameaçado e end√™mico da Mata Atlântica.

"O Parque Nacional da Serra dos Órgãos sempre promoveu este evento. A Secretaria de Turismo resolveu abraçar a ideia e esta é a terceira edição que realizamos. São atividades que t√™m tudo a ver com o montanhismo, esporte realizado nas tr√™s unidades de conservação do município e que reúnem uma riquíssima avifauna. Daí a importância de orientar as pessoas sobre como usar esses espaços com respeito ao nosso patrimônio natural", relatou a secret√°ria municipal de Meio Ambiente, Elizabeth Mazzi, acompanhada do subsecret√°rio Henrique Silva, da subsecret√°ria de Eventos, Julie Siqueira, e equipes.

Do Rio de Janeiro, a publicit√°ria Nicole Nogueira conferiu as atividades com a filha Valentina. "Super bacana essa experi√™ncia, pois envolve públicos de v√°rias idades que t√™m acesso a muito conhecimento", opinou. Morando h√° dois meses em Teresópolis, a governanta Ivanilda Rafael da Silva também curtiu a programação. "Muito boa iniciativa para as pessoas entenderem a importância dos cuidados com a natureza", frisou.

Com organização da Secretaria Municipal de Turismo, colaboração das equipes das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal, as ações em praça pública tiveram a participação do SESC, do Polo Gastronômico de Teresópolis e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau.

A programação da 3¬™ Temporada de Montanhismo segue nos dias 8 e 9 de junho no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com trilha guiada, yoga e tai-chi, observação e identificação de cogumelos silvestres, música ao vivo e contação de histórias.

No dias 15 e 16 as atividades acontecerão nas sedes Pedra da Tartaruga e Santa Rita do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, com camping e atividades regulares de escalada e rapel, abertura de trilha para as vias de escalada da Pedra de Santa Rita e a 1¬™ Corrida do Aurita, no dia 16, na sede Santa Rita.

Nos dias 22 e 23 está marcado o 'Vem passarinhar' do INEA, na sede Vale da Revolta e Jacarandá do Parque Estadual dos Três Picos.


Comunicar erro

Coment√°rios

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)