Sesc RJ oferece formação gratuita para mulheres roteiristas negras do estado.

Programa vai capacitar roteiristas que tenham um projeto de curta-metragem de ficção. Não √© necess√°ria experi√™ncia pr√©via. Hospedagem e transporte serão custeados pelo Sesc.

Por Redação Portal Fri Notícias em 28/05/2024 às 22:13:47
Foto: Divulgação/Sesc RJ

Foto: Divulgação/Sesc RJ

O Argumenta, programa de formação audiovisual gratuito do Sesc RJ, abriu nesta segunda-feira, (27), as inscrições para a 1¬™ edição do Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curtas-metragens para mulheres roteiristas negras do estado do Rio de Janeiro. O curso híbrido, com encontros online e presenciais no Sesc Tijuca, vão acontecer em outubro. As inscrições devem ser feitas até 3 de junho pelo site do programa (sescargumenta.com.br).

São oferecidas 6 vagas. Podem se inscrever roteiristas maiores de 18 anos estreantes ou não estreantes, desde que não tenham lançado qualquer longa-metragem de ficção produzido na função de roteirista e/ou direção, até a data da inscrição, e que tenham proposta desenvolver um projeto original de curta-metragem de ficção. Os roteiros selecionados vão receber a consultoria de profissionais experientes do mercado.

O roteiro deve ter de 5 a 20 p√°ginas. O texto deve ser encaminhado em PDF e não pode conter nome ou quaisquer dados que possam identificar a sua autoria. O roteiro dever√° ser enviado com capa contendo apenas o título original. Veja outros detalhes no regulamento disponível no site do Argumenta.

Os nomes das selecionadas serão divulgados no dia 8 de agosto. As atividades do laboratório vão acontecer nos dias 12 e 13 de outubro, no Sesc Tijuca (Barão de Mesquita, 539 – Tijuca, Rio de Janeiro) e nos dias 11 e 25 de outubro em ambiente virtual. O Sesc RJ oferecer√° gratuitamente às pessoas selecionadas hospedagem com café da manhã e transporte terrestre para o local onde serão realizadas as atividades do laboratório. As demais despesas de alimentação deverão ser custeadas pelas participantes.

"A primeira edição do laboratório de curtas do Argumenta est√° focado em estabelecer uma ação afirmativa porque precisamos atuar no combate à invisibilização de mulheres negras no cinema brasileiro. O Sesc RJ tem esse compromisso. Esse é mais um passo para o estímulo a políticas para a inserção desse grupo no mercado cinematogr√°fico. As atividades serão conduzidas a partir de uma experi√™ncia imersiva, oferecendo ferramentas para o aperfeiçoamento do processo de escrita, apresentando metodologias e estruturas dramatúrgicas que contribuam com as narrativas", conta Leandro Luz, coordenador e curador do projeto e analista de Audiovisual do Sesc RJ.

Além do laboratório de curtas, o projeto Argumenta também abriu, este m√™s, inscrições para o laboratório de longa-metragem para todo o país. As inscrições encerraram no último dia 15 de maio. Os resultados serão divulgados no dia 6 de agosto. As atividades acontecerão em setembro, no Sesc Alpina e no Sesc Teresópolis.

Mais sobre o Argumenta

Desde 2018, o Sesc RJ promove o Argumenta, programa que tem como objetivo contribuir com a cadeia produtiva audiovisual, qualificando e facilitando a penetração de projetos de todo o País nesse mercado. Assim, o Sesc contribui com a formação de novos agentes culturais de forma democr√°tica, para a diversificação da oferta de conteúdo qualificado ao mercado cinematogr√°fico.

SERVIÇO
Argumenta – 2024
Programa de Formação Audiovisual do Sesc RJ
Inscrições e regulamento: sescargumenta.com.br
Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curta-metragem
Inscrições via internet: 27 de maio a 3 de junho
Divulgação dos selecionados: 08 de agosto
Realização das atividades: 12 e 13 de outubro, no Sesc Tijuca, e 11 e 25 de outubro em ambiente virtual

Comunicar erro

Coment√°rios

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)