No próximo dia 25 de janeiro, o distrito de Riograndina, em Nova Friburgo, RJ, chega à 100 anos de história. Para celebrar a data, a Prefeitura do município, através da Secretaria de Cultura, realizará um evento em comemoração ao Centenário no sábado, (27), na Praça Nossa Senhora do Rosário, no centro do bairro, a partir das 14h.
A programação, que será gratuita, contará com shows de artistas locais como Dj Saulo, Teatro Infantil com a Cia Artes Integradas, Marlon Dias, Israel Lacerda e banda e Thays Sodré, com a participação de Nó Cego.
Na programação, também acontecerá a exposição "Às margens do Rio Grande – 100 anos de Riograndina", da Fundação D. João VI, além da presença do Clube do Trem de Nova Friburgo e a exposição de carros antigos com os Escaravelhos.
Confira a programação:
- 14h - Dj Saulo Emerick
- 15h - Teatro Infantil com a Cia Artes Integradas
- 16h - Marlon Dias
- 18h - Israel Lacerda e banda
- 20h - Thays Sodré e Nó Cego
Riograndina
O 2º distrito de Nova Friburgo, anteriormente denominado como Estação do Rio Grande, foi instituído pela Lei Municipal nº1.809, de 25 de janeiro de 1924, passando a se chamar Riograndina a partir do Decreto Estadual nº 1.056, de 31 de dezembro de 1943.
A região tem agricultura forte e referências históricas da época em que o trem passava por lá, como pontes e tuneis da linha férrea. Outro local icônico do distrito é o Casarão de Riograndina, na antiga estação de trem, onde atualmente funciona um Ponto de Cultura.
Hoje a localidade é composta pelos bairros Alto dos Michéis, Janela das Andorinhas, Nova Zelândia, Maringá e Progresso, além da região central do distrito.