Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Chuva forte

Prefeito de Itaperuna, RJ, aciona setores estratégicos após forte temporal desta terça, (26).

Temporal com rajadas de vento forte causou destelhamento de casas e postes. Cerca de 38 pessoas estão desalojadas.


Após as fortes chuvas que atingiram o município de Itaperuna, RJ, na noite desta terça-fira, (26), o município ficou em alerta. Foram registrados quedas de árvores, destelhamentos de casas e até postes da rede elétrica foram danificados.

Houve também, vários registros de ruas alagadas.Uma torre da rede elétrica também foi danificada com a força do vento, o que deixou vários pontos sem energia.

Em nota, a Enel informou que duas torres de eletricidade que pertencem a Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na região de Itaperuna, foram derrubadas pela força do vento. As torres caíram sobre a rede da Enel após as fortes chuvas e ventos que atingiram a região Noroeste do Estado. Ainda segundo a empresa, a linha de distribuição de alta tensão abastece as cidades de Itaperuna, Natividade, Porciúncula e Varre-e-Sai. Parte dos consumidores afetados foram restabelecidos de forma remota ainda ontem, completou a Enel. A previsão de normalização do serviço é até a noite desta quarta-feira (27).

Torres de energia foram afetadas e passam por manutenção. (Foto: Enel)

Logo após o temporal, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, acionou os setores estratégicos para lidar com a situação.

"Nossa resposta foi rápida porque agimos com planejamento e informação. Fizemos uma reunião no início de dezembro para tratar de desastres, catástrofes naturais e seus fatores, que poderiam ocorrer principalmente no período de chuvas. Entendo que esse trabalho fez diferença na hora de tomarmos as decisões necessárias", disse o prefeito.

Prefeito de Itaperuna esteve com equipes da enel. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

De acordo com a Defesa Civil, foi registrado 41mm em uma hora, iniciando às 15h, com ventos entre 80 e 110 km/h. O acumulado de chuva nas últimas 24h é de 52mm. O nível do Rio Muriaé chegou a 2,43 após a chuva, às 16h, mas diminuindo gradativamente, chegando às 2,19m às 20h15min, bem abaixo da cota de atenção que é de 2,90m.

Até o momento, cerca de 38 pessoas estão desalojadas e foram para casa de parentes e amigos. Alguns idosos que decidiram sair de suas casas por conta da falta de energia elétrica. Não há feridos ou desabrigados.

A Secretaria de Obras está com suas equipes nas ruas retirando árvores, galhos e telhados que estão obstruindo as vias públicas. Até o momento foram contabilizadas cerca de 58 árvores que caíram por conta da velocidade do vento, mas acredita que esse número possa ser maior.

A equipe da Defesa Civil está, neste momento, atendendo vários chamados e realizando vistorias em imóveis que sofreram algum tipo de avaria.

a Prefeitura informou que, as pessoas que foram atingidas pelo temporal e estão passando por dificuldades, devem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa para receber apoio.

Confira os endereços das unidades no município:

- CRAS CASTELO

Rua São Vicente de Paula, nº 92 - Castelo.

- CRAS NITERÓI

Rua Jaime Pôrto, 44 - Niterói.

CRAS SURUBI

Avenida Porto Alegre, nº 1000 - Cidade Nova.

- CRAS VINHOSA

Rua Eliane Andrade Montovani, nº 49 - Vinhosa.

- CRAS CEHAB

Rua Firmino Souza Aguiar, nº 222 - Cehab.

CRAS AEROPORTO

Avenida Boa Fortuna, n° 142 - Boa Fortuna.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!