Petr√≥polis: Primeiro dia √ļtil ap√≥s o Natal marca a temporada de trocas no com√©rcio

CDL Petr√≥polis orienta pelo bom atendimento com oportunidade de mais vendas. O movimento no com√©rcio para o Natal mobilizou 132,9 milhões de consumidores em todo o pa√≠s e boa parte agora busca a troca.

Por Redação Portal Fri Notícias em 26/12/2023 às 21:43:39
Comércio do Centro de Petrópolis

Comércio do Centro de Petrópolis

Não serviu, não gostou da cor, ganhou em duplicata... Não importa o motivo, mas o 26 de dezembro é a 'data nacional de troca de presentes de Natal'. A temporada de trocas segue até o Ano Novo e não é prevista por esses motivos pelo Código de Defesa do Consumidor, no entanto, é mais do que uma 'instituição' no comércio de olho em também reverter a gentileza em mais vendas. A C√Ęmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis tem orientado os comerciantes sobre a import√Ęncia do bom atendimento nas trocas de artigos. O movimento no comércio para o Natal mobilizou 132,9 milhões de consumidores em todo o país e boa parte agora busca a troca e virar o ano com mais compras garantidas.

"A troca se transforma em oportunidade. Voc√™ vai trocar um presente e acaba optando por levar um artigo mais caro e pagar a diferença ou completar a compra com mais produtos. Vai também do talento do vendedor em aproveitar o cliente dentro da loja e oferecer mais produtos. Estar atento e prestativo na troca garante uma nova venda e fideliza um cliente", orienta o presidente da CDL Petrópolis, Cl√°udio Mohammad.

O Código de Defesa do Consumidor não obriga a loja ou o fornecedor a fazer uma troca por motivo de gosto ou tamanho. Mas a medida passa a ser obrigatória se no momento da venda o lojista tenha se comprometido a faz√™-la. O recomendado então é, antes de fazer a compra do presente, que o consumidor se informe sobre a possibilidade e as condições para trocar o produto como, por exemplo, manter etiqueta, apresentar o cupom fiscal ou cupom de troca.

É comprovado que com a possibilidade de troca com políticas flexíveis pelos comerciantes as lojas experimentam um aumento significativo nas vendas durante o período de Natal. Os consumidores se sentem mais seguros e propensos a realizar compras em lojas que oferecem opções de troca. "É habitual a pergunta 'pode trocar?'. E essa oportunidade agrada ao comprador e pode reverter em vantagem posterior ao estabelecimento", afirma Cl√°udio Mohammad.

A CDL Petrópolis estima ainda oportunidade de aquecimento das vendas neste período com os artigos, em especial roupas, acessórios e calçados, buscados para o Ano Novo. "É uma oportunidade para troca imediata das vitrines para sensibilizar pela data de início da nova jornada com os produtos que fazem alusão à data e também início das promoções e artigos para as férias. O consumidor, estando na loja, j√° é o passo principal para uma venda bem sucedida", aponta Cl√°udio Mohammad.

Comunicar erro
Banner Anuncie Fri 1Abaixo post

Coment√°rios

Whatsapp 2022 banner 3 Todas telas