Nova Friburgo tem saldo positivo de empregos pelo 4º mês seguido e já recuperou 60% das vagas perdidas

Indústrias abriram 306 vagas de trabalho em outubro. Desde de julho são 771 empregos criados. Dados setoriais e regionais podem ser consultados na plataforma Retratos Regionais da Firjan

Por Redação Portal Fri Notícias em 16/12/2020 às 16:46:39

As indústrias de Nova Friburgo, RJ, já recuperaram 60% das vagas perdidas entre março e junho, meses mais afetados pela pandemia do novo coronavírus e pelas incertezas em relação à economia. Em outubro, o setor criou 306 empregos consolidando uma trajetória positiva na abertura de novas vagas nos últimos quatro meses — ao todo foram criados 771 postos de trabalho.

Os dados estão na plataforma Retratos Regionais da Firjan (www.firjan.com.br/retratosregionais), que traz recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense todos os meses.

O segmento de Fabricação de Produtos de Metal vem puxando a lista de contratações. Com 514 vagas de trabalho criadas, Nova Friburgo lidera a lista entre todos os municípios fluminenses e contribui diretamente para o crescimento do setor no Estado do Rio, onde todas as vagas perdidas já foram recuperadas e novas contratações vem sendo realizadas. Outros setores, como confecções abriram 138 postos de trabalho no município e as empresas da Material Plástico e de Borracha, 60 vagas.

Para Mauro Alvim, presidente do Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas de Nova Friburgo e Região (Sindmetal), o resultado é reflexo da alta demanda na construção civil e da necessidade de abastecimento do varejo. "As empresas do setor vêm gradualmente retomando os níveis de produção anteriores à pandemia, precisando contratar mais trabalhadores para atender a demanda", resume.

Em relação aos outros municípios que compõe o Centro-Norte Fluminense, em outubro, Cachoeiras de Macacu (+44), Bom Jardim (+43), Macuco (+39), Cantagalo (+25), Carmo (+14), Santa Maria Madalena (+5) e Duas Barras (+2) registraram mais contratações do que demissões no setor industrial. Já Cordeiro (-6), São Sebastião do Alto (-3) e Sumidouro (-1) registraram saldo negativo e, Trajano de Morais ficou estável.

Nestas cidades, considerando todos os setores econômicos, a região criou 915 empregos em outubro. A indústria liderou com a abertura de 468 postos de trabalho; Comércio com 306 vagas; Serviços teve 139 novos postos e Agropecuária fez 2 contratações no período. Com isso, 47,2% de todas as vagas perdidas já foram recuperadas.

"O impacto foi muito forte em toda a cadeia econômica como todos sabem, mas as empresas da nossa região têm se mostrado resilientes e dispostas a correr atrás dos prejuízos e redirecionar nossas cidades para o crescimento. Não será uma tarefa fácil, ainda mais com o novo aumento dos casos da Covid-19, mas estamos confiantes e preparados para continuar ajudando os empresários", explica a presidente da Firjan Centro-Norte, Márcia Carestiato.

Marcia Carestiato - Presidente da Firjan Centro-Norte. (Foto: Divulgação/Firjan)

Incentivo para setor metal-mecânico

Com a aprovação da Lei Estadual 8.960/20, que regulamenta o regime diferenciado de tributação do ICMS para indústrias do setor metal-mecânico em todo estado do Rio, a expectativa é que novos postos de trabalho sejam criados nos próximos meses.

A medida reduz carga tributária das empresas do setor e as torna mais competitivas perante os estados concorrentes, como Minas Gerais e São Paulo. Desta forma, também há a expectativa de que empresas que comercializam com as siderúrgicas locais sejam atraídas para instalarem suas fábricas no Rio de Janeiro.

"A indústria fluminense enfrenta dificuldades para vender dentro do estado, é uma vitória poder competir em igualdade com estados vizinhos. Com o incentivo, a expectativa é de que as empresas se fortaleçam e possam criar mais empregos nos próximos meses", completo Alvim.

Segundo o governo fluminense, atualmente as empresas que não fazem parte da zona incentivada pela Lei 6.979/15 estão sob o regime de 20% de alíquota final de ICMS. Mas, com a regulamentação da nova lei e adesão pelos contribuintes, os estabelecimentos contarão com uma tributação mais simples, de 3% na saída sobre o valor faturado, além da possibilidade de aquisição de alguns bens com diferimento, o que beneficia o fluxo de caixa.

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)