Cantagalo, RJ, terá Festa da Colheita do Arroz Anã com aulas-show de gastronomia

Iniciativa do Senac RJ, em parceria com a prefeitura de Cantagalo, busca a valorização e divulgação do arroz anã de Porto Marinho. Evento acontece de 13 a 15 de maio.

Por Redação Portal Fri Notícias em 09/05/2022 às 13:49:24
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os dias 13 e 15 de maio, o distrito de Porto Marinho, no município de Cantagalo, RJ, sedia a Festa da Colheita do Arroz Anã.

Mais do que celebrar a produção do grão, característico dessa região às margens do rio Paraíba do Sul, o objetivo do evento é divulgar essa variedade do cereal, ainda pouco conhecida até mesmo pelas comunidades vizinhas. Para isso, em parceria com a prefeitura municipal de Cantagalo, o Senac RJ preparou uma programação com oficinas e aulas-show que irão abordar a importância desse arroz para a alimentação local e seu potencial para a gastronomia.

Em parceria com o Sesc RJ, também haverá uma ação de turismo de experiência. O evento marca, ainda, o lançamento do livro "Muito prazer, Arroz Anã", da Editora Senac Rio.

"Na Festa da Colheita, vamos apresentar para a região de Cantagalo, Porto Marinho e visitantes o resultado do trabalho desenvolvido por um grupo de pessoas e instituições em reuniões semanais realizadas virtualmente durante a pandemia e, depois, testes do produto no Grupo de Pesquisa e Inovação na Cozinha do Senac RJ. As ações de valorização do arroz anã de Porto Marinho visam divulgar e viabilizar o uso desse alimento nas comunidades vizinhas e, principalmente, celebrar a importância e estimular a sustentabilidade de sua produção nessa remota vila fluminense. Trata-se de um alimento rico e único, cultivado há várias decadas, cuidadosamente, pelos agricultores familiares de Porto Marinho, sem uso de agrotóxicos, e que merece ser conhecido e valorizado", afirma a Chef Embaixadora de Cozinha Brasileira do Senac RJ e fundadora do Instituto Maniva, Teresa Corção.

O projeto Arroz Anã do Senac RJ tem a coordenação do chef Osvaldo Gorski. A programação do Senac RJ na Festa da Colheita começa na sexta-feira, 13.05, em Cantagalo, com uma oficina para merendeiras das escolas da região. O objetivo é familiarizar as cozinheiras com o produto, que poderá ser adotado em breve no cardápio escolar do município. As participantes irão aprender como utilizar o Arroz Anã em receitas salgadas, no preparo de doces e até mesmo em lanches.

Já no sábado, (14), a festa, gratuita e aberta ao público, acontece em Porto Marinho, em uma tenda montada pela prefeitura. Às 14h, a chef Teresa Corção promove uma aula-show para apresentar a versatilidade do cereal no preparo de receitas salgadas e doces. Os participantes irão aprender a preparar uma salada de Arroz Anã e um Manjar de arroz com calda de goiabada. Logo após, às 15h30, haverá a apresentação cultural folclórica Mineiro Pau e, a partir das 17h, o show de forró Meu Xodó, com o artista André Bussinger. A apresentação é um patrocínio de empresas e associações da sociedade civil de Cantagalo.

A ecochef Carol De Cnop, que já adota o arroz anã no cardápio de seu restaurante Quintal Restobar, em Santo Antonio de Pádua, irá servir uma receita exclusiva – Arroz anã com legumes na brasa com aioli - no restaurante Venda Antiga, em Porto Marinho.

Nesse dia, o Turismo Social do Sesc Nova Friburgo também organizou uma visita a Porto Marinho com programação centrada no arroz anã. O grupo sairá às 08h30 de Nova Friburgo e, às 10h30, serão recepcionados pela Associação de Produtores com uma apresentação sobre a história local. O almoço, às 12h, também terá o cereal como destaque do cardápio. Em seguida, os visitantes participam das programações da Festa da Colheita.

Já no domingo, (15), a Festa da Colheita volta para Cantagalo, onde Teresa Corção ministra nova aula-show, às 10h, no auditório do Fraterno Auxílio Cristão (FAC). Os participantes poderão aprender a preparar um Risoto de Beterraba e de um Arroz Doce Indiano. A programação é gratuita e aberta ao público.

Lançamento de livro Tanto em Porto Marinho como em Cantagalo, haverá o lançamento do livro "Muito prazer, Arroz Anã", da Editora Senac Rio, com organização da chef Teresa Corção. A publicação apresenta o resultado das pesquisas com o arroz anã de Porto Marinho realizadas ao longo de um ano pelo Grupo e Pesquisa e Inovação na Cozinha do Senac RJ. O livro traz mais informações sobre as origens e características desse cereal, o processo de cultivo e a importância desse alimento para a cultura local. Além disso, registra as receitas tradicionais da população de Porto Marinho e apresenta sugestões inovadoras de utilização do cereal em pratos doces e salgados. Há desde opções clássicas, como o Arroz Doce de Porto Marinho, quanto inovações como arroz jollof, risoto de beterraba e leite vegano, todos produzidos com a variedade de arroz local.

Arroz Anã de Porto Marinho Reconhecido por ter um sabor único, é proveniente da agricultura familiar e cultivado pela comunidade ribeirinha sem a utilização de pesticidas e adubos químicos. O cereal possui formato semelhante ao arroz japonês mas apresenta grãos ligeiramente menores. Com técnica de cozimento diferente e consistência, aroma e sabor próprios, é muito apreciado pela comunidade local e por visitantes.

O Arroz Anã ganhou importância como um forte elemento identitário e base da culinária local e, atualmente, pleiteia a obtenção da Indicação Geográfica (IG), ferramenta que valoriza a tradição produtiva de um seleto grupo de produtos vinculados a determinados territórios. O projeto, do Sebrae Rio, conta com o apoio do Senac RJ, que visa contribuir para a valorização da região de Porto Marinho principalmente nas vertentes de Gastronomia e Turismo. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da comunidade local por meio da geração de renda, da capacitação profissional e da atração de turistas.

Além do Sebrae Rio e do Senac RJ, a iniciativa conta com apoio da Nova Associação de Moradores e Produtores Rurais de Porto Marinho, do Instituto Maniva, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da prefeitura de Cantagalo e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Serviço:

Festa da Colheita do Arroz Anã de Porto Marinho

13 a 15 de maio de 2022

Programação

13/05 - Cantagalo

Oficinas para merendeiras de Cantagalo e região

14/05- Porto Marinho

Local: Tenda (Prefeitura)

14h – Aula-show da chef Teresa Corção, com lançamento do livro "Muito Prazer, Arroz Anã"

16h – Apresentação cultural Mineiro pau

17h – Show Meu Xodó – Alan Bussinger

Turismo de experiência Sesc RJ

Grupo de Turismo Social, organizado pelo Sesc Nova Friburgo.

Programação:

- 8h30: Saída de Friburgo para Porto Marinho

- 10h30: Chegada a Porto Marinho

- 10h40: Recepção: Contando um pouco da história do Arroz Anã

- 12h: Almoço

- 14h: Participação na aula show com a Chef Teresa Corção

- 16h: momento cultural: apresentação do "Mineiro pau"

15/05- Cantagalo

Local:Auditório do FAC (Fraterno Auxílio Cristão)

10h – Aula-show da chef Teresa Corção, com lançamento do livro "Muito Prazer, Arroz Anã"


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)