Nova Friburgo: Oficinas voltadas para as artes cênicas serão oferecidas pela Companhia Arteira, em abril

Em abril serão oferecidas quatro (4) oficinas voltadas às artes cênicas e o espetáculo de Teatro de Improviso "Jogando em todas".

Por Redação Portal Fri Notícias em 01/04/2022 às 23:00:04
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

"Quem gosta de Teatro e Circo levanta a mão" é o que sugere a Companhia Arteira, que tem sede em Nova Friburgo, RJ. durante o período da Temporada de Residência Artística que teve início em março deste ano, na Usina Cultural e realização da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, que tem como mantenedora a Energisa.

Em abril serão oferecidas quatro (4) oficinas voltadas às artes cênicas e o espetáculo de Teatro de Improviso "Jogando em todas".

Para participar das oficinas gratuitas, basta preencher um formulário neste link. As vagas são limitadas. Com exceção da Oficina de Palhaço, com Patrick Nogueira, as demais serão ministradas por integrantes da companhia.

Confira a programação:

"Oficina de Palhaço" com Patrick Nogueira

Sábado, 02 de abril - 14h às 17h

A partir de 16 anos

A oficina propõe uma experiência na arte da palhaçaria, através de processos criativos, da vivência com jogos teatrais e experimentação com cenas clássicas de circo. Os alunos conhecerão os procedimentos básicos e essenciais para o desenvolvimento ou aprofundamento de seu palhaço e criação de suas cenas.

"Jogando em todas" - espetáculo de Teatro de Improviso

Sexta-feira, 08 de abril - 20 horas

Classificação: 12 anos – Retirada de ingressos a partir das 18 horas.

Atores da Companhia Arteira improvisam, criando cenas a partir de sugestões da plateia. Nesse jogo teatral, os improvisadores (atores, dramaturgos, diretores e os inventores das cenas criadas ao vivo, a partir da interação com a plateia, serão divididos em duas equipes, sendo que a proposta é ninguém perder, mas também não ganhar. Todos ganham, mas arte, alegria, criatividade e diversão.

Os jogos são sorteados na hora, assim como "o time" com a participação da plateia. Cada cena é única, singular, e acontecerá uma única vez. O caráter dinâmico, ágil e interativo do espetáculo, com cenas curtas variadas e imprevisíveis, torna o espetáculo atrativo para adolescentes e jovens.

Ficha Técnica: Gabriela Ribas (Direção), Silvia Araujo (figurinos), Diogo Rebel (músico convidado); Cássio Campos, Denise Peixoto, Gabriela Carvalho, Gabriela Ribas, Gero Band, Nathália Newlands e Silvia Araujo (atores improvisadores).

"Oficina de Teatro de Improviso"

Sábado, 09 de abril - 14h às 16h

A partir dos 16 anos

"Impro", como também é chamado, é um sistema teatral criado pelo dramaturgo e diretor inglês Keith Johnstone. É uma forma de apresentação teatral em que, através de jogos e exercícios, é elaborado um espetáculo totalmente improvisado. Favorece o desenvolvimento das capacidades de comunicação e expressão, adaptação, resolução de problemas e habilidades sociais; promove diversão, bem estar e saúde.

"Oficina de Teatro do Oprimido"

Sábado, 30 de abril - 9h às 12h

A partir dos 16 anos

O Teatro do Oprimido é um conjunto de técnicas criadas pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal. De acordo com o próprio Boal, pretende-se transformar o espectador em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que esse passe a protagonizar e transformar a mesma. O Teatro do Oprimido é mundialmente conhecido e se tornou referência em todas as escolas de artes dramáticas.

Serviço:

TEMPORADA DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DA COMPANHIA ARTEIRA

Dias 2, 9 e 30 de abril – oficinas gratuitas - inscrição: https://forms.gle/1qAsnPsCDe7a1ri59

Dia 8 – "Jogando em todas" – espetáculo de Teatro de Improviso

Local: Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro) - Nova Friburgo/RJ

Apresentação: Usina Cultural

Realização: Fundação Ormeo Junqueira Botelho

Mantenedora: Energisa


Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)