Firjan atende cerca de 60 empresas em workshop gratuito sobre NRs e eSocial

Evento aconteceu no auditório da Firjan SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, RJ, e reuniu representantes de empresas de diversos setores.

Por Redação Portal Fri Notícias em 25/03/2022 às 15:20:19
Workshop reuniu cerca de 80 pessoas, empresários e representantes de empresas, para esclarecer dúvidas sobre NRs e eSocial. (Foto: divulgação)

Workshop reuniu cerca de 80 pessoas, empresários e representantes de empresas, para esclarecer dúvidas sobre NRs e eSocial. (Foto: divulgação)

Na última quarta-feira, (23), cerca de 60 empresas foram atendidas no workshop gratuito sobre os principais desafios e preocupações quanto às NRs e o eSocial, promovido pela Firjan Centro Norte Fluminense, em parceria com os sindicatos: Sindvest, Sindanf, Sindgraf, Sindmetal e Sinduscon CN.

No encontro, empresários, contadores, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, além de representantes de empresas de diversos setores de Nova Friburgo e região esclareceram dúvidas sobre as mudanças e adequações exigidas nas NRs e envios dos eventos de SST no início do ano de 2023 para o eSocial.

"A presença de cerca de 80 pessoas, representantes de diversos segmentos, demonstra a relevância do tema e a importância do nosso apoio e orientação para que todos estejam bem informados e adequados às novas regras. Nós vamos continuar oferecendo esse suporte, caso ainda haja alguma dúvida, para garantir o bom funcionamento e evitar os danos e prejuízos dessas empresas", ressalta Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro Norte Fluminense.

Durante o evento, os participantes relataram diversas incertezas em relação a fiscalização, notificações e multas. Segundo Marcelo Porto, presidente do Sindvest Nova Friburgo, muitas empresas foram notificadas, mas ainda desconhecem os procedimentos e não estão preparadas para todas as mudanças:

"Nós queremos que todas as regras sejam cumpridas e sabemos das dificuldades de muitas empresas, visto que isso requer conhecimento técnico. Reunimos a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan SESI para que todas essas questões sejam sanadas e que as adequações sejam feitas da maneira correta", comenta.

O empresário Gustavo Moraes, que tem uma confecção em Nova Friburgo com funcionários especializados para executar as mudanças, fez questão de estar presente para se atualizar e ficar por dentro de todas as alterações e adaptações necessárias. Para ele, essa também é uma ótima oportunidade para as micro e pequenas empresas.

"Esse evento é muito importante porque existe uma carência grande em informações técnicas com uma equipe preparada, especialmente, para atender os micro e pequenos empresários. A minha empresa está estruturada para atender às regras, mas ainda assim, eu aproveitei para tirar dúvidas e me orientar sobre os envios dos eventos de SST. É fundamental que o gestor do negócio esteja bem informado sobre o tema para evitar imprevistos", conta.

Antes de ir para o Workshop, o engenheiro civil, Cássio Ribeiro Conceição, que tem uma empresa do ramo de construção, em Cantagalo, conversou com toda a equipe envolvida nas adaptações das NRs e do eSocial para reunir todas as dúvidas e questões para esclarecer com os técnicos da Firjan.

"A atualização das informações é muito importante, pois temos datas a cumprir, então a interação da equipe deve estar alinhada. Essa palestra teve grande relevância para a nossa empresa", afirma.

A partir do dia 03 de abril, empresas que não cumprirem a aplicação das novas NRs poderão ser multadas. Por isso, a urgência da adaptação:

"O novo conteúdo das NRs requer atenção por parte das empresas, sobretudo no que se refere aos riscos de acidente", recomenda José Luiz Barros, gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan.

Em relação ao eSocial, a obrigação da substituição do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) de papel por meio eletrônico valerá a partir de 2023. Mas as empresas já devem se preparar.

"O módulo das informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) tem gerado muitas dúvidas. É importante que as empresas usem o ano de 2022 como aprendizado para a preparação da mudança, para em 2023 ter todo o processo executado", comenta Barros.

Live sobre eSocial e NRs:

Diante da urgência nas adaptações, que geram inúmeras dúvidas sobre os temas, no dia 12/04, às 16h, a Firjan Centro Norte Fluminense vai promover a live: "SST no eSocial e Normas Regulamentadoras", com José Luiz Pedro de Barros, Gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan.

O evento, online e gratuito, vai abordar os principais desafios e preocupações das empresas quanto aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho: envio dos eventos de SST para o eSocial; os pontos de atenção para o envio; responsabilidades dos atores envolvidos; opções de envio das informações para a plataforma do governo; novas alterações que podem impactar na rotina das empresas, entre outros.

As inscrições podem ser feitas neste link

Comunicar erro

Comentários

003 Banner Anuncie Fri Duplo (tela principal e posts)