As Últimas
Publicidade
5 de jul de 2019
Publicidade 2

Secretaria de Saúde de Petrópolis, RJ, busca recursos para programas e serviços em Brasília


Durante congresso, que reuniu gestores da saúde de todo o Brasil, equipe técnica de Petrópolis apresentou propostas para a cidade.

Por: Redação

Petrópolis teve representação durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municiais de Saúde, em Brasília, que reuniu gestores de Saúde de todo o país. Ao longo da semana, durante a realização do evento, a secretária de Saúde, Fabíola Heck, buscou soluções para pendências do Ministério da Saúde com o município, referentes à implantação e manutenção de programas desenvolvidos pela rede. A participação nos fóruns, também visou buscar propostas de avanços para a cidade.

Representantes durante congresso. (Foto: Divulgação/PMP)
Em Brasília, a secretária de Saúde, Fabíola Heck discutiu melhorias para as áreas hospitalares e de urgência. Em reunião com os representantes do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência apresentou programas que dependem de recursos do Ministério da Saúde para avançarem no município.  

“Muito importante termos representação em um evento como esse para que haja uma troca de experiências e o município caminhe alinhado ao que é praticado nacionalmente na área de Saúde. Petrópolis tem tido importantes avanços na área, e sempre estamos caminhando para aprimorar ainda mais nossa rede”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Na área hospitalar e de urgência, entre os assuntos discutidos, estão o aumento de recurso para o financiamento das áreas de média e alta complexidade, além a habilitação para procedimentos endovasculares e extracardíacos; qualificação para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para onde também foi reforçado o pedido para  renovação da frota;remanejamento de leitos de cuidados prolongados do Hospital Clínico de Corrêas para o Sanatório Oswaldo Cruz (SOC); e habilitação para recebimento de recursos do Ministério da Saúde para nutrição enteral, a pacientes com dificuldades de alimentação.

 “Apresentamos serviços e programas com os quais já trabalhamos e estamos buscando que o Ministério repasse recursos para a manutenção, de forma que possamos destinar o orçamento do município para outras áreas”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck, que esteve em Brasília acompanhada da equipe, os superintendentes de Atenção à Saúde, Fatima Cristina Coelho e de Planejamento e Apoio à Gestão, Carlos Alberto Pereira.

A rede de atenção básica também foi foco das reuniões em Brasília com a equipe do Departamento de Atenção Primária. Foram reivindicados recursos para programas pendentes como o Saúde Mental, Academias da Saúde e implantação da Rede Cegonha.

 “O congresso foi muito produtivo, houve importante troca de experiências e apresentamos questões importantes para o avanço da Saúde no nosso município”, destaca a secretária.

O presidente do Conselho das Secretarias Municipais, Mauro Guimarães Junqueira, destacou que a reunião dos gestores de Saúde no congresso “reafirma a saúde como um direito social e fundamental, defende a necessidade de qualificar o pacto federativo, rediscutir a competências dos entes e o fortalecimento da participação da comunidade no SUS”.


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Secretaria de Saúde de Petrópolis, RJ, busca recursos para programas e serviços em Brasília Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias