As Últimas
Publicidade
27 de jun de 2019
Publicidade 2

Aumento da energia em Nova Friburgo, RJ, prejudica competitividade


“Nos últimos anos, o aumento acumulado das tarifas da energia elétrica para as empresas da região tem sido muito superior a dos demais municípios do estado.”, revela empresário.

Por: Redação

Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no último dia 18 de junho, o reajuste da eletricidade da distribuidora Energisa Nova Friburgo preocupa os empresários da região. 

Em vigor desde sábado (22), o aumento foi de 9,21% para os consumidores de baixa tensão e de 9,48% para os de alta tensão. De acordo com a Aneel, os aumentos se deram por conta dos impactos dos componentes financeiros e custos de aquisição do insumo, uma vez que a concessionária adquire energia da Usina de Itaipu e a transação é feita em dólar.

Aumento da Energia preocupa empresários em  Nova Friburgo, RJ. (Foto Renata Mello)
“Nos últimos anos, o aumento acumulado das tarifas da energia elétrica para as empresas da região tem sido muito superior a dos demais municípios do estado. Isso traz um grande problema de competitividade, especialmente quando somamos a isso outras desvantagens que o interior já possui”, analisa o empresário Cláudio Tangari, vice-presidente da Firjan e conselheiro da instituição no Centro-Norte Fluminense.

Carlos Eduardo de Lima, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense, corrobora e alerta que o interior está atravessando um processo crítico de desindustrialização, com muitas empresas tradicionais fechando suas portas. 

“Temos a energia mais cara do estado do Rio. Isso afeta diretamente a geração de emprego e a instalação de novas indústrias. O interior sempre sai em desvantagem, pois temos ainda outros custos, como fretes e pedágios, por exemplo. As empresas estão cada vez mais desestimuladas a se manterem aqui”, destaca. 

Recentemente, o Conselho Empresarial de Energia Elétrica da federação convidou o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, para falar sobre as medidas que estão sendo tomadas para reduzir as tarifas. 

Pepitone reforçou que o órgão está trabalhado para aliviar as contas em 2019 e 2020.

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Aumento da energia em Nova Friburgo, RJ, prejudica competitividade Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias